Ideias de vitrines para o Dia dos Namorados

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Por cair praticamente um mês depois do Dia das Mães, a data mais lucrativa para o varejo depois do Natal, e cujas ações promocionais demandam alto investimento, muitos lojistas deixam de lado o dia reservado ao romance – 12 de junho. “Mas, esquecem de que nesse dia há grande movimentação de consumidores nos shoppings e nas ruas de comércio”, reforça Silmara Carreiro, da empresa NTVitrina e design de interiores. Outros resumem a ação de promoção a colar adesivos de coração nas vitrines como única referência ao Dia dos Namorados.

Dá para aposentar o vermelho e os corações, criando um ambiente que reflita o clima de romance ao mesmo tempo em que estimula as compras, dizem os especialistas. 

O professor de Negócios de Moda do Senac, Eduardo Vilas Bôas, ensina que o mais importante na ambientação da vitrine é a diferenciação e fugir do óbvio. “Os clientes não percebem mais estímulos repetitivos”, garante ele. A equipe do GBLjeans foi buscar ideias bacanas para usar em vitrines de Dia dos Namorados. Antes de decidir o tipo de ambientação, avalie a motivação para decorar a vitrine. Se o objetivo for atrair os consumidores para itens específicos, esses devem ficar bem visíveis e, jamais, perdidos entre chuva de corações e outros ícones associados ao amor. E, ainda que o clima seja de romance e emoção, a vitrine precisa continuar a expressar o estilo da loja.

Cores – vida além do vermelho.

  • Vilas Bôas, do Senac, explica que além do vermelho, outras cores remetem ao sentimento do prazer – roxo, lilás, rosa e preto. Não é preciso abrir mão do vermelho clássico, mas, é possível encontrar combinações divertidas e inesperadas entre essas cores. A única advertência dele é usar o preto com moderação – só para detalhes.
  • Laranja, prata ou verde também são cores complementares, de maneira a não sobrecarregar a vitrine com vermelho e rosa, os tons predominantes na data. O laranja e o verde podem funcionar como elementos de design para dar uma pitada de humor à decoração.
  • O prata, ou mesmo o branco, usado como cor de fundo da vitrine destacam itens em rosa ou vermelho.
  • Ouro e branco, com pinceladas de vermelho, refletem classe e luxo.
  • Se a intenção for criar um clima altamente sensual abuse de todos os tons profundos de vermelho entremeados pelo preto.
  • Tente a combinação de marrom e rosa, se o espírito for mais jovem.

Ações de interatividade

  • Mesmo que o foco sejam os produtos, dá para usar recursos cativantes para interagir com os clientes, estabelecendo vínculos.
  • Que tal entregar ao cliente um cheque gigante, nominal a meu namorado/minha namorada, com valores a serem pagos em beijos? Na vitrine, cheques menores em rosa ou azul ficariam pendurados, misturados a um cenário de balões vermelhos, para chamar a atenção sobre a promoção.
  • Montar um quadro no qual os clientes deixam penduradas mensagens, bilhetes, aos amados ou amadas, que outros possam ler também. Essa ação pode funcionar bem nos dias anteriores à data e incentivar os destinatários das declarações a visitar a loja.
Ambientação

  • Para escapar da mesmice dos corações com flechas e cupidos, a vitrine pode assumir o clima de romance apenas colocando uma mala de viagem vintage aberta com roupas, acessórios e eletrodomésticos saindo dela. Completa o cenário um adesivo colado no vidro da vitrine do tipo ‘Tempo de Amar’. “É uma ótima escolha apenas para lembrar a data aos consumidores”, sugere Silmara, da NTVitrina.
  • Ela dá outra alternativa de fácil execução: basta fazer um banner em formato de calendário gigante com o dia 12 de junho circulado em vermelho e com a palavra Lembrar escrita na data.
  • Bichos de pelúcia aos pares podem funcionar como combinações fofas, salienta Silmara. Ela diz ainda que distribuir caixas de presentes em diferentes formatos e tamanhos auxiliam muito na hora da decoração. “Podem ser quadradas, redondas, em forma de corações nas cores rosa, vermelho e branco. Quando empilhadas, dão um efeito muito bonito à vitrine. Essas caixas, depois, você pode encapá-las e usá-las no Natal, por exemplo”, ensina Silmara. Pode usar o mesmo conceito para o interior da loja, usando pequenos espaços, sempre lembrando de tomar cuidado para não carregar demais o ambiente, adverte a especialista.
  • Mesmo o vermelho eterno e os corações podem ficar mais atuais simplesmente trocando o tipo de material empregado na confecção dos elementos, argumenta Vilas Bôas. “Opte por materiais reciclados, com relevo e tons variados. Laços, beijos e rosas também são formas de decoração e podem ser usados para embalar presentes, como um papel estampado com esses motivos, por exemplo”, acrescenta o professor.

Elementos românticos

  • Vaso de flores, de preferência, rosas, em diferentes tonalidades.
  • Caixa de bombons em forma de coração e aberta.
  • Molduras decorativas com um produto da loja dentro dela.
  • Livros de poesia depositados aqui e ali na vitrine.
  • Palavras como amor, romance, namorado, love, escritos em letras gigantes.
  • Cortina em seda ou voil branco, vermelho ou rosa.
  • Distribuir velas, pratos com pequenos doces em formato de coração ou com flores frescas; balões vermelhos metalizados, não necessariamente em formato de coração.
  • Adesivos com cupidos e flechas.
  • Pegue sacolas de papel e preencha com itens da loja, garantindo que todos fiquem visíveis para quem olha de fora da vitrine. Coloque um trio dessas sacolas. Escreva no corpo de uma delas Feliz, no da outra Dia e na última Namorados. Use sacolas de diferentes alturas para dar movimento.
  • Destaque as ofertas com uma série de lanternas feitas de papel cor de rosa.

Manequins

  • Ainda que sua loja só venda artigos femininos, crie um clima com manequins de homem e mulher. Vista um deles com o que tem na loja, se vender para os dois, melhor ainda. Posicione-os para que pareçam estar de mãos dadas, e próximos, para dar a ideia de estarem apaixonados.
  • Amarre um balão em forma de coração que diz ‘Eu te amo’ em torno do pulso do manequim-mulher.
  • Pinte os manequins femininos de rosa.
Fonte: Jussara Maturo e colaboração de Flávia Toleto para GBL Jeans – 10/05/2013 
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3 COMENTÁRIOS

  1. Minha loja é muito pequena e só tenho manequim feminino (trabalho exclusivamente para elas) gostaria de uma sugestão também obrigada.

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