Identidade visual: sua loja bonita, funcional e memorável
Já dizia o filósofo chinês Confúcio: “uma imagem vale mais que mil palavras” sendo assim, não podemos deixar dar a devida importância à identidade visual de uma loja, pois, assim como os demais componentes do visual merchandising, também deve ser coerente com a imagem da marca, reforçando sua estratégia global. A comunicação visual, como um…
Novo Varejo: menos produtos e mais experiência
Visual Merchandising é uma ferramenta empregada na gestão de lojas, mas que transcende a missão comercial. Ajuda nas vendas? Claro que sim, mas seu propósito hoje é muito maior, afinal, uma atmosfera de loja bonita, produtos adequadamente expostos, layout intuitivo e tantas outras ferramentas que podem ser trabalhadas no ponto de venda (PDV) têm, na…
Visual Merchandising e Capitalismo Consciente – qual a relação?
Muitos fatores, episódios e resultados de pesquisas apontam num mesmo sentido: a sociedade ocidental caminha para um novo modelo capitalista, chamado até agora de Capitalismo Consciente. O termo, aparentemente incoerente, revela uma visão mais ampla da sustentabilidade, já que ultrapassa as questões de responsabilidade social e ecológica. Na medida em que as pessoas exigem…
Comunicação visual vai além dos signos: atrai, ensina, orienta e desperta o desejo
A comunicação visual é uma das ferramentas do visual merchandising mais utilizadas no ponto de venda, permitindo através de imagens, cores, vídeos ou quaisquer outros tipos de signos, que o conceito da marca ou a proposta de uma campanha, sejam levados e percebidos visualmente pelo shopper. Sobretudo para o autosserviço, é preciso abastecer o ponto…
5 formas de usar prateleiras no varejo de moda
Um dos acessórios para exposição de produtos mais utilizados no visual merchandising são as prateleiras e, quando bem aproveitadas, são grandes aliadas no ponto de venda (PDV), uma vez que atendem muito bem em diferentes situações de uso, tais como ponto focal, massificação e display, além de serem de fácil instalação e de baixo…
Explorando a identidade visual através da comunicação no ponto de venda
Ao abrir um novo negócio você imagina como será o dia a dia, mas ao se deparar com a realidade, percebe que quase nada é como imaginou, não é mesmo?! Isso acontece por que o varejo tem suas particularidades, o que inclui as surpresas resultantes de um constante movimento, por isso, mais cedo ou mais…
Como é o organograma de um departamento de visual merchandising?
Apesar de ser uma área relativamente nova no Brasil, a profissão de visual merchandiser é reconhecida pela Classificação Brasileira de Ocupações (CBO), dentro da categoria de Designers de interiores, de vitrines e visual merchandiser e está descrita como responsável por criar e organizar vitrines e ambientes comerciais. Mas, na prática, essa descrição não traduz nem…
Alerta de VM: cactos
Diversos fatores contribuem para que os modismos aconteçam no visual merchandising: projetos de marcas vanguardistas, tendências de moda, macrotendências de consumo. Parece que a soma disso tudo despertou a atenção dos VMs e vitrinistas para os cactos! + Alinhados a cor do ano, o Pantone Pistachio Green, os cactos veem em substituição a febre dos…
4 cases de sucesso: antes e depois das alterações de visual merchandising
Nos últimos anos a Economia tem passado por mudanças frequentes, as quais influenciam diretamente os varejistas que, para se comunicar melhor com um consumidor ressabiado, precisam se reinventar constantemente. Utilizando-se de diversas ferramentas, o visual merchandising (VM) desponta como um dos principais recursos na busca por diferencial competitivo. O VM, por englobar uma variedade de…
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