Latam Retail Show 2019 debate o novo varejo

Latam Retail Show 2019 debate o novo varejo

A Latam Retail Show é a maior feira de varejo da América Latina, acontece anualmente em São Paulo no Expo Center Norte e, a última edição aconteceu agora nos dias 27, 28 e 29 de agosto. E trouxe diversas soluções, ferramentas de interação tecnológica e palestras de grandes profissionais que discutiram o futuro do varejo.

A importância do ponto de venda físico (PDV) e suas novas funções foi assunto recorrente no contexto do novo varejo. O PDV é uma ferramenta fundamental no processo de transformação digital da marca, é o local da entrega daquilo que a marca promete.

Manoel Alves, arquiteto da Fal, abordou a loja como uma plataforma de comunicação e vendas da marca. Nesse cenário percebe-se que toda estratégia de comunicação da marca deve ser entregue ao cliente na loja como forma de experiências. A loja deve ser o local onde a marca conta a sua história, defende ideais, expõe o seu propósito, mostra o processo de criação e curadoria dos produtos, das coleções, essa comunicação deve ser realizada através de estímulos que geram experiências capazes de conectar o cliente com a marca.

Para uma comunicação assertiva é necessário trabalhar com estratégia e foco. É fundamental saber com quem irá se comunicar, conhecer profundamente o público-alvo. Estabelecer o que irá comunicar baseado no posicionamento da marca e na expectativa desse público, determinar a dinâmica e frequência das ações fazem parte do processo e finalmente definir ferramentas para execução dessa comunicação.

Toda comunicação tem o objetivo de agregar valor ao produto ou serviço e conduzir ao resultado das vendas. E as diversas disciplinas que atuam no PDV, arquitetura e design de interiores, visual merchandising, design gráfico e ambientação, devem ser empregadas com alinhamento de conceitos para que a mensagem seja efetiva.

Quatro elementos foram citados para descrever o novo varejo: jornada, empatia, relacionamento e relevância. A jornada de compra do cliente desde a informação online até o pós-compra deve ser integrada e realizada com empatia, ser relevante, baseada naquilo que é necessário para o cliente e direcionada para a construção de relacionamento verdadeiro.

Para acompanhar as mudanças deste novo varejo as marcas devem retomar o seu olhar para o PDV e utilizar o seu poder no processo de comunicação da marca e integração dos canais de venda, esse é o caminho para fortalecimento do negócio.

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