5 PORQUÊS QUE EXPLICAM A IMPORTÂNCIA DAS CORES NO VISUAL MERCHANDISING

Sarah Arts (@sarahartsbcn)Sarah Arts (@sarahartsbcn)


Por que as cores são tão importantes em um projeto de visual merchandising ou vitrinismo? Existem muitos fatores que explicam a sua enorme relevância. E por isso vamos listar cinco deles.

1. Nossa memória visual trabalha por associações e por decomposições das partes, ou seja, quase sempre associamos formas simples com cores. Por exemplo, pense em uma banana! Certamente você projetou em sua tela mental uma forma tubular amarela, sendo que você poderia ter pensado na banana em rodelas ou mesmo verde – mas estes são exemplos menos corriqueiros, por isso, os atenuados em nossa mente. Logo, cores ajudam a contextualizar uma temática/história do projeto ao referenciar signos reconhecíveis pelo shopper.

2. Segundo a psicologia da Gestalt as cores, formas e texturas são as primeiras observações que realizamos ao ler/identificar qualquer composição visual no meio. Daí o fato de muitas vezes rejeitarmos um espaço, produto ou serviço mesmo que este tenha um preço e qualidade alinhados as nossas expectativas. Pesquisas apontam que a cor pode ser responsável por 60% da aceitação ou rejeição no consumo. Quantas vezes você já deixou de comprar um produto que queria muito porque não o encontrou na cor deseja?

3. Cor é uma sensação projetado por um estimulo luminoso, por isso, sabemos que não existe cor na ausência da luz, da mesma forma que a luz artificial pode alterar a nossa percepção das cores. Por isso, é extremamente importante que as lâmpadas de uma loja ou de uma vitrine tenham excelente Índice de Reprodução de Cor (IRC) e que sua temperatura de cor (indicada em kelvin) não interaja com os produtos, por exemplo, lâmpadas mais amareladas (< 3.000 kelvin) podem deixar produtos que são azuis levemente esverdeados.

4. Público jovem e idoso exige diferenciação quanto a necessidade de luz no ambiente de consumo. “À medida que envelhecemos, o cristalino de nossos olhos fica amarelado. Assim, uma pessoa de 50 anos e outra de 25 enxergam as cores de maneira diferente. Além disso, os olhos dos idosos absorvem 20% menos luz”, daí a necessidade, segundo Paco Underhill, de conhecer melhor o público-alvo para equalizar um sistema luminotécnico que seja adequado as necessidades dele e não somente aos interesses econômicos da empresa.

5.Podemos afirmar que cor é luz. E nossos olhos preferem luz a escuridão. Isso pode ser explicado pela etologia humana, já que o claro nos traz a ideia de segurança, objetividade e controle, portanto, sobrevivência. Entre o claro e o escuro, temos uma tendência natural a preferir o claro. Dessa forma, as cores têm forte poder de atração sobre os indivíduos (já que são luz), a ponto de influenciar até o nosso deslocamento espacial. Veja este experimento social que levou mais de 63% dos usuários a trocarem o uso da escada rolante pela escada tradicional.

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