Novo modelo mental de compra: ZMOT

capa-livro-ZMOT

“Quando os consumidores ficam sabendo de um produto hoje, sua primeira reação é ‘Vou pesquisar na Internet’. E assim eles embarcam em uma jornada de descobertas: sobre um produto, um serviço, um problema, uma oportunidade. Hoje você não está atrás de seus concorrentes. Você não está atrás da tecnologia. Você está atrás do seu consumidor.” – Rishad Tobaccowala Executivo Principal de Estratégia e Inovação, VivaKi.

É assim que se abre o primeiro capítulo do recém lançando e-book do Google sobre estratégias de Marketing Digital baseadas no Momento da Decisão de Compra. O Google, baseado em sua ampla experiência virtual, propõe um novo modelo mental para decisão de compras.
+
Esse novo modelo é chamado de ZMOT, sendo esse o momento quando você pega seu laptop, celular ou algum outro dispositivo conectado à internet e começa a se informar sobre um produto ou serviço
(ou namorado) que você está pensando em experimentar ou comprar.
+
ZMOT é uma abreviação de “Zero Moment of Truth” ou Momento Zero da Verdade, um novo termo cunhado pelo Google que significa o momento da tomada de decisão on-line de um determinado consumidor.
+

Novo modelo mental de decisão de compra: ZMOT
 +
+Mas a grande novidade para os profissionais de marketing de hoje é o novo momento crítico entre o estímulo e a prateleira em cada categoria de produto. Por exemplo, o pai ainda assiste ao futebol e ainda vê seu comercial de TV. Mas agora ele pega seu tablet ou Smartphone e procura “análises de câmeras digitais”. Ele analisa os comentários dos usuários no Buscapé e outros sites. Ele entra no Facebook e posta: “Alguém tem uma câmera boa por menos de R$400? Ele entra no YouTube e pesquisa “demonstrações de câmeras digitais”. Antes do jogo terminar — e antes de ele chegar até a prateleira da loja — ele está pronto para tomar uma decisão. Sua experiência de compra e de uso dessa máquina será o ZMOT de um próximo consumidor.

Novas tecnologias geraram novos padrões de consumo que requerem um novo entendimento comportamental e ferramentas adequadas de marketing. E, para isso, convido-os a lerem o e-book ZMOT (em português) clicando aqui.

(Visited 288 times, 1 visits today)
SHARE THIS

RELATED ARTICLES

LEAVE COMMENT

Curso livre a distância

CURSO LIVRE (a distância) EM VISUAL MERCHANDISING DE MODA

O curso online de Visual Merchandising de Moda do MMdaMODA abrange conceitos teóricos e práticas de mercado e está pautado em fotos, vídeos, cases de sucesso e materiais complementares, como artigos e reportagens.

Saiba mais