Com o acesso mais rápido e fácil às informações, via internet, o mercado de consumo de moda está passando por mudanças e se hiper-segmentando, de acordo com a gerente do Instituto de Design do Senai/Cetiqt, Kátia Pires.
“É ultrapassado falar em tendências, já que ninguém quer ser igual a todo mundo”, explica Kátia em entrevista à Agência Sebrae de Notícias. Por conta disso, diversos perfis de consumidores de moda surgiram.
Consumidor instantâneo: pessoa imediatista, que procura prazer momentâneo e consome para satisfazer só o momento atual. É aquele que curte novidades, é desafiador e agressivo. Geralmente o perfil corresponde a pessoas jovens.
Consumidor construtivo: indivíduo engajado, que se encontra na idade de construir o presente, pensando também no futuro. Dependendo do padrão, pode ser considerado construtivo ambiental ou tecnológico.
No primeiro caso, trata-se de pessoas despojadas, ecologistas, que se preocupam com o planeta, curtem o lazer ao ar livre e entram nas lutas pela preservação da natureza.
Já os construtivos tecnológicos são consumidores urbanos, que adoram recursos tecnológicos e se preocupam em adquirir produtos que utilizem tecnologias limpas.
Consumidor pensador nostálgico: aquele conservador, que não se liga em tecnologia, gosta de ler, vive e cultua os valores do passado como tradição, atitude e virtude. Não segue a moda, gosta de mobiliário antigo e é ligado à estética, sentimentos e emoções antigas.
Consumidor pensador contemporâneo: o que admira a estética do passado, mas promove releituras divertidas, brincando com cores e formas. Geralmente gosta de comprar em brechós, busca no baú roupas e acessórios antigos e os renova.
Por: Giovanna Rodrigues
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Parabéns pelo blog. Informações ótimas. Sou recém-formada em publicidade e propaganda, mas pretendo trabalhar com marketing de moda.
🙂
Anne
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