Percepções sobre os cinco sentidos no varejo: a visão (parte 2)

19 de fevereiro de 2014 . by Carla Barroso Marks

Nos artigos anteriores o assunto em pauta foi “Os cinco sentidos no varejo”, primeiro tratei do sentido tato e depois visão com foco na iluminação de loja. Continuarei com o sentido visão, mas agora com a abordagem em relação às cores no varejo.  + De acordo com Regina Blessa “durante a compra, a visão é o…

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Arquétipos provocam emoções e mudam comportamentos

12 de fevereiro de 2014 . by Eduardo Vilas Bôas

Os arquétipos são símbolos que determinam o que sentimos quando os vemos, ouvimos ou percebemos, não importa se de forma consciente ou inconsciente. Por isso, o consumidor precisa estar sempre exposto a condições que os estimulem, principalmente no ponto de venda (PDV). + A Política de Visual Merchandising adotada pela loja multimarca chinesa de cuecas UM foi baseada…

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Design de loja para o consumidor hedonista

1 de fevereiro de 2014 . by Eduardo Vilas Bôas

O marketing experiencial é o enfoque dado as estratégicas de marketing que visam criar experiências únicas e memoráveis para os consumidores e tem como parte integrante o design experiencial de loja. Esse design de loja abrange todos os possíveis pontos de contato que um shopper tem com a empresa, como a propaganda, eventos especiais, embalagens, serviços…

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10 erros para destruir um PDV

30 de janeiro de 2014 . by Fabio Rangel

Em um ponto de venda (PDV) é essencial criar estímulos de compra nos potenciais clientes, estes estímulos são provocados através da atmosfera em geral da loja, que deve ser aproveitada ao máximo.  Acredito que se você, empreendedor, está montando sua loja, já tomou os devidos cuidados quanto à localização, facilidade de acesso, aspectos legais, população…

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Menos é mais: princípio fundamental da apresentação de produtos

6 de janeiro de 2014 . by Eduardo Vilas Bôas

+ Em um experimento realizado por dois psicólogos, Sheena Iyengar e Mark Lepper, apresentou-se num supermercado dois quiosques de prova, um com 24 tipos de sabores e outro com seis sabores diferentes de geleia. Verificou-se que 60% dos consumidores foram atraídos pelo quiosque que oferecia uma seleção maior de sabores. Porém, quando as vendas foram medidas o…

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Onde alocar corretamente os produtos no layout de uma loja?

24 de janeiro de 2013 . by Eduardo Vilas Bôas

Qualquer pessoa que tenha tentado circular através da layout labiríntico de uma loja da IKEA, Etna ou Tok&Stok terá experimentado a tentação de abandonar a rota preestabelecida. Quando os clientes entram nessas lojas terão pouca escolha, a não ser cruzar o estabelecimento todo, sendo conduzidos através de reproduções de inúmeros espaços domésticos concebidos para proporcionar…

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A importância da decoração no visual merchandising

18 de dezembro de 2012 . by Eduardo Vilas Bôas

A decoração de uma loja é um elemento de vital importância e facilitação do processo de compra, já que vai influenciar diretamente o estado de espírito (confortável/desconfortável) do shopper e do vendedor no momento da compra. + Lovelock e Wright (2006, p. 241) afirmam que o cenário de serviços “descreve o estilo e a aparência…

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