Consumidor é guiado inconscientemente pela loja
Sabe aquela sensação de sermos conduzidos quando entramos numa loja?! Pois é, isso é uma das estratégias de visual merchandising para estimular a circulação do cliente por todo o ponto de venda (PDV). + Para isso o varejo pode optar pelo uso das trilhas. Nada mais do que corredores virtuais, demarcados ou não no piso,…
Equilíbrio, ritmo e contraste são alguns dos 7 princípios de design que podem ser utilizados no visual merchandising
O design é a arte de combinar formas, linhas, texturas, luzes, materiais e cores para criar um espaço ou objeto que satisfaça três pontos fundamentais: a função, as necessidades objetivas e subjetivas dos usuários e a utilização coerente e harmônica dos materiais. + Para uma loja de moda essas premissas são fundamentais, já que o…
Macrotendência vintage
Não é novidade que o velho está na moda! Livros, reportagens, sites, filmes, propagandas, marcas, eventos, há uma variedade considerável de ações focando esse novo nicho de mercado, o vintage. + A necessidade do consumidor em resgatar o nostálgico é consequência do momento cultural no qual vivemos. Após a overdose de tecnologia e internet na…
Orientações para uma (boa) fachada de loja
Qual a importância da fachada para uma loja? Pode parecer que esta questão tenha uma resposta óbvia, mas o tema é um pouco mais complexo do que parece e tem vários detalhes que precisam ser pensados. + A fachada da loja é parte fundamental da identidade da marca e, por obrigação, deve comunicar isso aos…
O uso do SketchUp no visual merchandising
São muitos os recursos utilizados pelos profissionais que trabalham com desenvolvimento e projetos na área de Visual Merchandising, um deles é o SketchUp, um software CAD (Desenho auxiliado por computador) que permite o usuário criar desde esboços até projetos tridimensionais de forma fácil e precisa, facilitando a visualização de ideias antes da execução, o que…
O uso do AutoCAD no visual merchandising
O entendimento do varejo brasileiro sobre a importância do visual merchandising tem impulsionado a procura por escritórios de Arquitetura Comercial. Existem diversos pontos estratégicos a serem considerados antes de se executar um projeto de Store Design que fogem as questões arquitetônicas, por isso muitos arquitetos estão se especializando em arquitetura do varejo para atender esse…
O que a C&A tem a ensinar sobre store design?
Durante o 12º Backstage do Varejo, que ocorreu dia 30/09, as temáticas iluminação e store design foram o pauta do dia. A palestra sobre o assunto Store Design contou com a participação de Eduardo Trajano, Gerente de Engenharia e Arquitetura da Riachuelo, e Elio França, Diretor de Operações da C&A Modas. Sobre a C&A, Elio…
A iluminação nos projetos de store design
Iluminação foi um dos temas discutidos no 12° Backstage do Varejo promovido pela ABIESV (Associação Brasileira da Indústria de Equipamentos e Serviços para o Varejo), no último dia 30/09. + O debate “Panorama”, que deu início ao evento, abordou o tema iluminação e contou com a presença de profissionais da área como Rogério Torres, Coordenador…
Explorando o solo no ponto de venda (PDV)
Nos seres humanos, as formas mais desenvolvidas de percepção são a visual e auditiva, pois durante muito tempo foram fundamentais à sobrevivência da espécie, já que eram os sentidos mais utilizados na caça e na proteção contra os predadores pelos homens primitivos. + Para o visual merchandising a visão ainda é o sentido mais explorado,…
Arquitetura Comercial: checklist para um pré-projeto de store design
Os profissionais que trabalham com o desenvolvimento de espaços comerciais devem ter – sempre – em mente a preocupação com diversas variáveis que impactarão de forma significativa no projeto final, por isso, conceber lojas demanda não apenas bom gosto para coordenar revestimentos, papeis de parede e móveis, mas o domínio de aspectos técnicos específicos, tais…
Compartilhe