Consumidor é guiado inconscientemente pela loja

3 de junho de 2015 . by Surya Guimaraens

Sabe aquela sensação de sermos conduzidos quando entramos numa loja?! Pois é, isso é uma das estratégias de visual merchandising para estimular a circulação do cliente por todo o ponto de venda (PDV).  + Para isso o varejo pode optar pelo uso das trilhas. Nada mais do que corredores virtuais, demarcados ou não no piso,…

LEIA MAIS

Equilíbrio, ritmo e contraste são alguns dos 7 princípios de design que podem ser utilizados no visual merchandising

30 de maio de 2015 . by Eduardo Vilas Bôas

O design é a arte de combinar formas, linhas, texturas, luzes, materiais e cores para criar um espaço ou objeto que satisfaça três pontos fundamentais: a função, as necessidades objetivas e subjetivas dos usuários e a utilização coerente e harmônica dos materiais.  + Para uma loja de moda essas premissas são fundamentais, já que o…

LEIA MAIS

Macrotendência vintage

27 de março de 2015 . by Eduardo Vilas Bôas

Não é novidade que o velho está na moda! Livros, reportagens, sites, filmes, propagandas, marcas, eventos, há uma variedade considerável de ações focando esse novo nicho de mercado, o vintage. + A necessidade do consumidor em resgatar o nostálgico é consequência do momento cultural no qual vivemos. Após a overdose de tecnologia e internet na…

LEIA MAIS

Orientações para uma (boa) fachada de loja

23 de março de 2015 . by Surya Guimaraens

Qual a importância da fachada para uma loja? Pode parecer que esta questão tenha uma resposta óbvia, mas o tema é um pouco mais complexo do que parece e tem vários detalhes que precisam ser pensados.  + A fachada da loja é parte fundamental da identidade da marca e, por obrigação, deve comunicar isso aos…

LEIA MAIS

O uso do SketchUp no visual merchandising

9 de março de 2015 . by Cristiane Mendes

São muitos os recursos utilizados pelos profissionais que trabalham com desenvolvimento e projetos na área de Visual Merchandising, um deles é o SketchUp, um software CAD (Desenho auxiliado por computador) que permite o usuário criar desde esboços até projetos tridimensionais de forma fácil e precisa, facilitando a visualização de ideias antes da execução, o que…

LEIA MAIS

O uso do AutoCAD no visual merchandising

16 de fevereiro de 2015 . by Cristiane Mendes

O entendimento do varejo brasileiro sobre a importância do visual merchandising tem impulsionado a procura por escritórios de Arquitetura Comercial. Existem diversos pontos estratégicos a serem considerados antes de se executar um projeto de Store Design que fogem as questões arquitetônicas, por isso muitos arquitetos estão se especializando em arquitetura do varejo para atender esse…

LEIA MAIS

O que a C&A tem a ensinar sobre store design?

13 de outubro de 2014 . by Lilian Monteiro

Durante o 12º Backstage do Varejo, que ocorreu dia 30/09, as temáticas iluminação e store design foram o pauta do dia. A palestra sobre o assunto Store Design contou com a participação de Eduardo Trajano, Gerente de Engenharia e Arquitetura da Riachuelo, e Elio França, Diretor de Operações da C&A Modas. Sobre a C&A, Elio…

LEIA MAIS

A iluminação nos projetos de store design

8 de outubro de 2014 . by Cristiane Mendes

Iluminação foi um dos temas discutidos no 12° Backstage do Varejo promovido pela ABIESV (Associação Brasileira da Indústria de Equipamentos e Serviços para o Varejo), no último dia 30/09.  + O debate “Panorama”, que deu início ao evento, abordou o tema iluminação e contou com a presença de profissionais da área como Rogério Torres, Coordenador…

LEIA MAIS

Explorando o solo no ponto de venda (PDV)

2 de maio de 2014 . by Eduardo Vilas Bôas

Nos seres humanos, as formas mais desenvolvidas de percepção são a visual e auditiva, pois durante muito tempo foram fundamentais à sobrevivência da espécie, já que eram os sentidos mais utilizados na caça e na proteção contra os predadores pelos homens primitivos.  + Para o visual merchandising a visão ainda é o sentido mais explorado,…

LEIA MAIS

Arquitetura Comercial: checklist para um pré-projeto de store design

21 de fevereiro de 2014 . by Eduardo Vilas Bôas

Os profissionais que trabalham com o desenvolvimento de espaços comerciais devem ter – sempre – em mente a preocupação com diversas variáveis que impactarão de forma significativa no projeto final, por isso, conceber lojas demanda não apenas bom gosto para coordenar revestimentos, papeis de parede e móveis, mas o domínio de aspectos técnicos específicos, tais…

LEIA MAIS