Criando vitrines através dos sete Estilos Universais

estilo-moderno-expressivo-vitrines
Nos posts anteriores vimos a importância da harmonia dos elementos que compõe uma vitrine, também vimos que para selecionar esses elementos e obter resultados satisfatórios ao criar uma vitrine é necessário levar em consideração o público-alvo e o local do estabelecimento.
 +
No artigo de hoje vamos ver como identificar o estilo de se vestir do seu consumidor, como ele manifesta sua identidade e sinaliza para os outros de que forma quer ser tratado, através dos estudos dos Sete Estilos Universais para homens e mulheres.
 +
Mais do que o ato de vestir, o estilo está relacionado ao modo de ser, de pensar, de agir, de trabalhar, de se libertar e se de comunicar. Para traduzir o estilo de cada pessoa, estudos de marketing sobre perfil e comportamento de consumidores na década de 80 determinaram o termo “Estilo Universal”, que descreve  a combinação de estilos que melhor reflete a totalidade de um indivíduo. Com esse estudo, foram definidos “sete estilos universais”.
 +
Sempre apresentamos um estilo que é predominante, que é a nossa identidade e podemos ter os estilos complementares e combinar elementos de cada um pra “formatar” um estilo único.  O segredo é saber manipular porções das preferências do seu público-alvo, gostos e características para traduzir na vitrine a identificação do seu cliente com sua marca, com coerência e segurança o que tem mais a ver com ele. Vejamos um pouco sobre cada um dos sete estilos que são:
 +
Romântico: A mulher e o homem românticos mostram seu interior sentimental pelo seu modo singular de se vestir. A mulher romântica é extremamente feminina, charmosa, meiga, delicada, frágil, gentil, atenciosa e suave. E o homem romântico, mais conhecido como retrô, é cavalheiro, atencioso, gentil, nerd e dão valor sentimental as peças.
 +
Elementos que definem o estilo romântico: Tecidos fluidos, macios, lisos como seda lavada, linho, tencel, algodão, viscose, rendas, babados, laços, cores suaves, neutras, monocromáticas, estampas com motivos florais e arredondadas, chapéus e lenços de bolso para os homens, assim como o suspensório, o cardigan e demais peças de brechó. Para a mulher fica evidente a silhueta anos 50.
+

 +
Tradicional ou Clássico: como o próprio nome indica, a mulher e o homem clássicos se vestem de maneira tradicional. Não seguem a moda, optam por modelagens clássicas, conservadoras, estruturadas, tudo em linha reta e sem detalhes, sendo sempre muito discretos. São pessoas mais sérias, que valorizam o aspecto profissional e a formalidade. Buscam transmitir uma mensagem de uma pessoa conservadora, autoritária, reservada, organizada e de respeito.
+
Elementos que definem o estilo tradicional: tecidos de alfaiataria com padronagem clássica como o xadrez, pied pul, Príncipe de Gales, camisas, blazers, peças formais com linhas restas, simples, sapatos  e couro, lenços, cores sóbrias e neutras. Valorizam a qualidade dos produtos, buscam segurança e durabilidade, pois fazem compras mais racionais.
+

 +
Moderno: também conhecido como Expressivo é a mulher e o homem modernos totalmente opostos o estilo tradicional. Pessoas com estilo moderno seguem a moda, tudo que é atual e vanguarda. São ousados, não tem medo de errar na forma de se vestir, por isso suas peças sempre têm muita informação, seja nas texturas, modelagem ou estampas.
 +
Traços de personalidade: pessoas criativas, ligada a tecnologia, cinema, arte e a moda. São inovadoras e de vanguarda.
+
Elementos que definem o estilo moderno: Tecidos naturais e tecnológicos, jeans, malha, cores cinza, preto, marinho, cores fortes e vivas também estão presentes no seu estilo. Mix de estampas e texturas, modelagens e detalhes diferenciados, recortes, drapeados e volumes. Valorizam tudo que é étnico.
+
 +
Elegante: O Estilo elegante traduz a essência do menos é mais. As peças de roupas da pessoa elegante são sempre escolhidas pela aparência impecável, pelo bom corte e caimento.
 +
Traços de personalidade: seguro de si, tem opinião firme é sofisticado, imponente, reservado, pessoa culta e exigente.
 +
Elementos que definem o estilo elegante: peças confeccionadas com tecidos nobres como sedas e fibras naturais sem nenhuma textura, cores médias e escuras, coordenação de cores em tom sobre tom, bege, preto, marinho e grafite são suas cores preferidas. Dificilmente usa estampa e quando usam, as estampas são discretas com combinações monocromáticas. Seus acessórios são discretos porém luxuosos como sapato e cinto de couro, joias ou semijoias chapéu, gravata, lenço e um belo relógio.
 +
 +
Esportivo: também conhecido como Despojado, reflete as pessoas que buscam praticidade, conforto e
jovialidade. Pessoas com o estilo esportivo escolhem peças confortáveis, funcionais, que são fáceis de usar e de manter. Primam pelo conforto, nada pode apertar ou precisar de qualquer cuidado especial.                                                        +                                                                                                                       
Traços de personalidade: Seu espírito é livre e seus looks refletem isso.                                                  

Elementos que definem o estilo Moderno:
peças de malhas, folgadas, calças e blusas de moletom, tênis, tecidos de fibras naturais, sarja, veludo, tricô grosso, tecidos tecnológicos, malhas e jeans. Cores vivas como azul, amarelo e verde são coordenadas com bege, marinho, branco, preto e cinza as estampas são sempre localizadas com motivo de bichos, números, bandeiras e mensagens.
 +
+
Criativo: Para a mulher ou o homem criativo a vida é uma arte, e por isso faz de seus looks uma vitrine pessoal dessa arte presente em sua alma. Esta sempre passeando nos estilos de looks variados, sempre criando um mix de cores, texturas, formas, estampas e estilo.  
             +        
Traços de personalidade: É inovador, artístico, criativo, exótico, étnico, aventureiro e autoconfiante.
 +
Elementos que definem o estilo Criativo: Muita cor viva e forte, estampas localizadas, corrida, xadrez, florais, étnico sempre muito extravagante e original. Peças e acessórios nada convencionais, sapatos de solados grossos de borracha, peças antigas muitas vezes de brechós sempre coordenadas com peças modernas.
 +
 +
Sexy: Para a mulher sexy sua natureza sensual torna sua exuberância um fato simples aos seus olhos. Já o homem com o estilo sexy passa uma mensagem de glamour, que gosta de ser desejado e é muito preocupado com o corpo.
 +
Característica da mulher Sexy: Ela não tem inibição, é corajosa, confiante, provocativa, desinibida, excitante e sensual.                                                                                                                 +
Característica do homem Sexy: Gosta de ser notado, de sentir –se admirado, e é o que mais se destaca em festas, pois seu glamour é percebido por todos.
 +
(Visited 399 times, 1 visits today)
SHARE THIS

RELATED ARTICLES

LEAVE COMMENT

Curso livre a distância

CURSO LIVRE (a distância) EM VISUAL MERCHANDISING DE MODA

O curso online de Visual Merchandising de Moda do MMdaMODA abrange conceitos teóricos e práticas de mercado e está pautado em fotos, vídeos, cases de sucesso e materiais complementares, como artigos e reportagens.

Saiba mais