Dedicada ao empreendedorismo sustentável, edição especial de Natal da Feira Join Makers acontece na Casa do Baixo Augusta

2 – feirajoinma1kersfotoLauraSilva

 

As festas de fim de ano se aproximam. É hora de ir às compras, seja para presentear, seja para satisfazer os próprio desejos. Então, que tal deixar de lado os grandes centros de compras para comprar presentes originais e de pequenas empreendedores?

São Paulo – Com o objetivo de promover a cultura maker paulistana e valorizar os processos de produção e produtos de empreendedores de iniciativas sustentáveis, acontece dia 16 de dezembro, na Casa do Baixo Augusta, localizada na esquina das ruas da Consolação com a Rego Freitas, Centro, a edição especial de Natal da Feira Join Makers. O evento que deve reunir cerca de 30 expositores – entre brechós, marcas autorais e outros negócios criativos – tem entrada gratuita. O projeto é uma iniciativa do Instituto Brasileiro de Moda (IBModa) com o site Moda Sem Crise. Para esta edição, os organizadores contam com a parceria da Associação do Baixo Augusta que abre as portas da sede da agremiação para a realização do evento.

Diretora de marketing do IBModa, Luciane Robic é uma das produtoras envolvidas na construção da Join Makers. “O conceito por trás da feira é justamente fazer uma curadoria de makers que trabalham em diferentes áreas, não só na moda, mas a moda no sentido de estilo e comportamento. Todos os produtos vindos desses makers carregam três questões importantes: sustentabilidade, inovação e criatividade. Com isso, desejamos principalmente fazer girar o mercado da economia criativa”, explica.

Essa é a segunda edição da feira. A primeira aconteceu em setembro no encerramento da 1ª Semana Brasileira de Moda – evento promovido pelo IBModa, entre 25 e 29 de setembro, e que somou em sua programação o Fashion Films Festival São Paulo, o 5º Congresso Internacional de Negócios de Moda (CINM), o Pitch Star US de Moda, além da Join Makers. Na ocasião, os organizadores contaram com 26 expositores.

De acordo com Marcela Fonseca, jornalista fundadora do Moda Sem Crise, a feira surgiu após ela e Luciane ouvirem pequenas marcas. A Economia Criativa é uma tendência bastante forte em São Paulo. E com tantos makers incríveis nos incentivando, decidimos colocar o projeto Join Makers em prática. A feira já nasceu com o interesse de criar um ambiente colaborativo, promover conexões, fortalecer makers, os envolvendo inclusive no processo de criação do próprio evento”, explica Marcela que conta ainda que após a primeira feira, os produtores se reuniram com parte do elenco de expositores para trocar informações. “Fizemos uma reunião para que pudéssemos ouvi-los com o intuito de ajustar o projeto levando em consideração as expectativas deles. O feedback dado de forma anônima em um formulário também nos servido de base e é parte dessa construção e consolidação. O resultado de toda essa troca queremos mostrar durante a próxima edição que terá como cenário a Casa do Baixo Augusta”, afirma.

A parceria com a Associação Acadêmicos do Baixo Augusta é motivo de muito entusiasmo para as produtoras. Elas enxergam no projeto social uma grande oportunidade para enfatizar a vocação da feira que tende a ser espaço de debate, troca e de experiências coletivas e colaborativas. “Ter a Casa do Baixo Augusta como parceira é quase que um sonho, porque a gente tem uma forte conexão. O projeto Join Makers, o Moda Sem Crise e o IBModa tem uma conexão muito forte que eu acho que é a questão cultural. E tem a questão das pessoas que estão por trás desse do projeto Casa do Baixo Augusta, que são pessoas que têm uma consciência muito clara e representa essa cultura. E que entende o que é abrir as portas para um projeto como a Join Makers. Hoje a Casa do Baixo Augusta tem uma representação tangível porque sempre existiu como bloco carnavalesco, sempre existiu como discussão e representação de São Paulo inclusive, principalmente no Carnaval, e hoje pode entregar tudo isso sem ser pontualmente nesta época. Sem contar que vem reunindo tudo o que está acontecendo na cidade e que há de melhor, tanto na música, como na literatura, como nos debates políticos e de cultura de forma geral. É o local perfeito para provocar uma necessária reflexão a respeito do processo de ser um maker, e claro, promover as vendas de produtos criativos que carregam uma representação simbólica, se não única, bastante limitada e exclusiva, fomentando o pequeno”, afirma.

Aberta em setembro deste ano, a Casa do Baixo Augusta, além de sede do famoso bloco carnavalesco, fundado em 2009, em menos de dois meses tem demonstrado sua importância na cena cultural da cidade. O espaço vem sendo ocupado por shows, leituras, rodas de samba e até mesmo cursos. Um dos fundadores da associação, o apresentador Léo Madeira conta que a ideia de Economia Criativa sempre foi um pilar da agremiação que tem também estendido o conceito a sua programação.

André Robic, Marcela Fonseca, Luciane Robic e Elaine Paiva -produtores da Feira JoinMakers. Foto: LauraSilva

“O bloco em si não deixa de ser um elemento da Economia Criativa. Não tem como negar que o Carnaval gera empregos, estamos trabalhando em função disso, sempre estivemos atentos com o bloco. O próprio trabalho do Alê Youseef [diretor da associação] tem a ver com a Economia Criativa, com a sua conscientização e sua a importância dentro do contexto econômico como um todo. Em São Paulo, a Economia Criativa é um elemento motriz, mas ao mesmo tempo ela tem pouca visibilidade. Achamos muito legal a ideia de Join Makers e as tentativas de exibir e estimular esse aspecto que é a relação justamente do cliente ir até o fabricante. Penso que a moda brasileira por inúmeros motivos tem preço alto e um dos jeitos de subverter esse ciclo vicioso é estimular e criar esses ambientes onde se nota o produtor. E São Paulo tem uma tradição. O Mercado Mundo Mix e tantas outras que surgiram depois. Receber a Join Makers é importante e achei legal contar com a feira na programação da Casa”, completa.

Serviço
Feira Join Makers na Casa do Baixo Augusta – Especial de Natal
Local: Casa do Baixo Augusta – Rua Rego Freitas, 553, esquina com a Rua da Consolação, Centro, São Paulo
Dia 16 de dezembro de 2017 – das 11h às 20h
Entrada gratuita
Link do evento no Facebook Feira Join Makers na Casa do Baixo Augusta

(Visited 87 times, 1 visits today)
SHARE THIS

RELATED ARTICLES

LEAVE COMMENT

Curso livre a distância

CURSO LIVRE (a distância) EM VISUAL MERCHANDISING DE MODA

O curso online de Visual Merchandising de Moda do MMdaMODA abrange conceitos teóricos e práticas de mercado e está pautado em fotos, vídeos, cases de sucesso e materiais complementares, como artigos e reportagens.

Saiba mais