Eventos em lojas – uma tendência no varejo

1 – Evento com presenca de celebridade

 

Diariamente os clientes do segmento de moda solicitam ideias e planejamentos para eventos em suas lojas. É papel da assessoria de comunicação, ou de um produtor, pensar nas melhores soluções para atender às necessidades do lojista e atrair a tão desejada atenção dos consumidores.

Eu, particularmente, adoro chegar em uma loja e me deparar com um coquetel sendo oferecido. Pode ser um bolo, um brigadeiro ou, quando mais requintado, uma taça de espumante. Qualquer pequeno gesto de preocupação e intenção de agradar o consumidor já transforma o ambiente e faz da experiência de compra um momento cheio de significados. Isso cria mais intimidade e valoriza o relacionamento com a marca.

É possível estabelecer algumas datas fixas para receber seus clientes de forma diferenciada. Um dia de menor fluxo de vendas pode ser interessante para despertar o desejo de visitas, por exemplo. O importante é sempre ser bem organizado e criar um checklist que auxilie desde o planejamento à execução a fim de ter o melhor resultado possível em seu evento. Abaixo listei alguns pontos a serem pensados.

Qual o motivo do evento?
É essencial ter um objetivo principal para a sua ação. De modo geral, os eventos em loja visam a aproximação de clientes e um aumento de vendas em uma data ou período específicos. Além disso, é possível utilizar este tipo de ação para muitas finalidades, desde que seja bem planejado e que todos os pontos sejam alinhados as reais necessidades da loja. Segue alguns exemplos:
– Inauguração de loja;
– Aproximação dos clientes;
– Eventos de fornecedores (lojas multimarcas podem negociar espaços e dias para promover cada uma das marcas). Este formato pode ser, inclusive, um meio de rentabilização para a loja;
– Promoções e rebaixas de preço;
– Trocas de coleção;
– Lançamentos de novas marcas e produtos.

Saber a sua principal necessidade é o ponto inicial para um bom planejamento.

Como atrair público para a loja?
Informação é tudo! Por isso o CRM (Customer Relationship Management) é tão importante para este e outros planejamentos. Você pode ter um público geral de consumidores, mas dentro dele cada cliente é único e com características que devem ser levadas em consideração também na hora de pensar a lista de convidados. Aquele cliente que dos finais de semana poderia gostar de ir a um coquetel em uma segunda-feira, por exemplo. Ou o cliente que gosta de passar um bom tempo provando peças na loja e conversando com os atendentes, provavelmente participaria de sua ação. É primordial conhecer o perfil de cada cliente e atrelar aos objetivos de sua ativação.

Evento com presença de celebridades

No caso de seu objetivo ser a conquista de novos clientes, é preciso pensar na comunicação externa do evento. Isso pode ser feito através de uma empresa de relações públicas, que disponha de um mailing com contatos que serão direcionados para o perfil da sua loja. É possível contar com muitos meios de divulgação de acordo com o investimento à disposição e a finalidade do evento. Um formato de baixo investimento e bom retorno são os convites feitos através das mídias sociais, principalmente o Facebook. Ter uma plataforma para apresentação e contato com sua marca nas redes sociais é muito importante para este e outros momentos.

Se atente ao espaço da loja
Tenha sempre em mente que receber convidados é um ato de extrema atenção. Não somente em dias de evento o cliente precisa se sentir bem recepcionado e acolhido – principalmente se for a primeira experiência de um consumidor com sua empresa. Sua loja deve estar muito bem organizada, limpa e abastecida para recebe-los, podendo ter o layout alterado especialmente para favorecer as ações nesta data. Faça tudo com antecedência e organização. Receba fornecedores antes do horário de abertura convencional da loja e remova qualquer sinal de desordem também antes da abertura do dia seguinte ao evento. Se atente às permissões de entrada de terceiros principalmente quando se tratar de shoppings. Normalmente é preciso credenciar fornecedores até três dias antes da ação. Não convide mais pessoas do que seu espaço pode acomodar. Ter poucos e bons clientes pode ser melhor do que ter maior volume de pessoas.

Evento na BobStore Campinas/SP

Promova uma experiência multissensorial
Servir bem para servir sempre! Essa é uma máxima antiga e atemporal no varejo. Se você pretende manter convidados por um tempo razoável no seu ambiente, é preciso pensar em servir um catering, que é qualquer tipo de comida e bebida a ser disponibilizado na ocasião. Escolher o que servir tem muita relação com o formato do evento. É preciso pensar em produtos que atendam ao tempo da atividade, ao tamanho do espaço, quantidade de clientes, perfil gastronômico etc. Essa é uma boa oportunidade para fazer parcerias com empresas de buffet que tenham interesse em se aproximar de um mesmo público em comum, por exemplo, mas tenha em mente que tudo o que for servido nesta ocasião terá relação imediata com a sua loja, por isso a preocupação maior é sempre sua. Quando o consumidor do varejo de moda é exposto a uma experiência sensorial do paladar, sua capacidade de associação daquele momento é potencializada. Servir bons produtos é uma forma de garantir uma boa memória, potencializar as relações entre convidados e aumentar o tempo de permanência das pessoas no evento.

Catering em evento

Ações pós evento
Assim como é comum termos “lembrancinhas” em grandes eventos, como aniversários e casamentos, é de bom tom oferecer algo especial para os convidados que comparecem em seu evento. Você pode disponibilizar vales-desconto para próximas compras, um brinde personalizado com o nome deles e a sua marca ou até mesmo algum item ou vantagem em um de seus parceiros. O contato conquistado com o cliente no momento do evento deve se estender em um relacionamento contínuo. Mande um e-mail ou uma mensagem pessoal de agradecimento, convide-o para próximas oportunidades e mantenha-se sempre presente e disponível. Quando um novo cliente conhece sua loja através do evento, ele deve ser tão bem recepcionado em dias convencionais como foi naquela data especial.

Caneca Kilner entregue na inauguração da Forever 21 no Shopping Parque Dom Pedro – Campinas/SP

Lembre-se que uma das principais apostas da NRF 2017 está na geração de hospitalidade. Por isso, prezar pela aproximação pessoal e dedicação ao atendimento é extremamente valioso e pode garantir a criação de um elo afetuoso e memorável para o seu cliente.

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