Exibitécnica: apresentação simétrica e por cores alternadas

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A importância da apresentação dos produtos no PDV é indiscutível, uma técnica bem aplicada e harmonizada com a imagem da loja estimula o consumidor a efetivar a compra de forma mais rápida.
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E para fechar o tema exibitécnica serão abordados neste artigo os conceitos da Apresentação Simétrica e da Apresentação por Cores Alternadas.
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Apresentação Simétrica
Como o próprio nome já sugere, a exposição deve ser feita de forma a proporcionar simetria na apresentação dos produtos. Essa técnica pode ser melhor visualizada nos expositores murais, mas também acontece em mesas de valorização.
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Para tanto, deve-se criar uma linha imaginária vertical no centro do espaço a ser utilizado para expor os produtos. Inicia-se a montagem da parede e, em ambos os lados dessa linha, deve-se manter os mesmos produtos e a mesma forma de exposição, criando um espelhamento simétrico. Ainda é possível espelhar produtos congruentes, ou seja, produtos que seja muito parecido, tanto na cor, estampa como no design.
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Apesar desta técnica necessitar de mais espaço para obter resultado na exposição, tem uma grande vantagem que é o destaque que se dá ao produto exibido, dessa forma é mais utilizada em lojas de produtos exclusivos ou semi exclusivos.
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Além da repetição reforçar a visibilidade dos produtos, no grande varejo é um recurso muito útil para áreas de vendas desabastecidas, afinal, vendas acontecem – ou não – além do esperado.
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Apresentação por Cores Alternadas
A exposição por cores alternadas é interessante e chamativa. Ao escolher as cores a serem utilizadas é importante usar o expositor mural de forma que cause o maior impacto possível na apresentação dos produtos, já que essa técnica capacita menor exposição de produtos por dispor
de mais espaço linear.
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Coloca-se uma peça de uma cor intercalada com outra cor do mesmo produto até o fim do espaço delimitado para tal montagem, da mesma forma na parte de baixo altera-se a cor que iniciou na parte superior sucessivamente até a apresentação chegar ao tamanho desejado. A percepção visual que se deve ter é de um grande tabuleiro de xadrez.
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É uma exposição visualmente muito atrativa e as cores dão um ar mais empolgante, dependendo da escolha das cores combinadas e dos produtos pode-se causar um efeito mais divertido, sóbrio ou sofisticado. Por isso é necessário analisar bem a coleção e perceber qual sensação ela deve criar
no ambiente. A vantagem desta técnica é justamente a de poder trabalhar de forma a surpreender o consumidor com uma bela combinação de cores.
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O ponto de venda é um ambiente no qual todo seu conteúdo deve causar sensações e percepções nos clientes, a arquitetura da loja, a decoração, os colaboradores e os produtos. O profissional de VM precisa entender esse ambiente integrado com todo seu contexto e potencializar essas sensações, levando o cliente a sentir desejo de comprar os produtos.
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