Guia de feiras em varejo e visual merchandising
O varejo em geral está mais atento ao seu consumidor, já que ao longo dos últimos anos mudou muito a forma de se comprar e os gatilhos mentais que acionam o desejo de consumo consequentemente também mudaram.
+
Mas como acompanhar essas mudanças? Como surpreender o cliente no ponto de venda? Como aumentar a experiência sensorial em loja? Como tornar o ato de comprar uma experiência única para o shopper?
+
Para responder essas e outras questões, muitas feiras e eventos são realizadas ao longo do ano e, além daquelas mais tradicionais e famosas, o esse mercado tem se diversificado. São grandes eventos que trazem tudo de mais novo na área de varejo em diversos segmentos, seja moda, supermercado, móveis, alimentação, cosméticos e outros.
+
Nesses eventos são apresentadas as novas tecnologias em iluminação, mídias e expositores, tendências em manequins, vitrinismo, ambientação de ponto de venda (PDV), store design e novidades para franquias. Todas as tendências de visual merchandising (VM) são mostradas nas instalações, nas palestras ministradas pelos pesquisadores de tendências e nas apresentações de cases de sucesso de grandes marcas do varejo. Mesmo quando a feira não é especifica de VM, ele sempre está muito presente nas discussões.
+
O mercado está em constante mutação, precisa se reinventar cada vez com mais frequência, buscar inovação no ambiente comercial, na forma de exposição dos produtos, atendimento, entrega, enfim, a necessidade de manter a relevância das marcas é cada vez maior e, para isso, as feiras são verdadeiras imersões no mundo do varejo.
+
Neste post trazemos um pouco das principais feiras na área de varejo e visual merchandising. Confira!
+
National Retail Federation (NRF) – para começar a mais famosa de todas e, talvez a mais importante, a NRF Retail’s Big Show acontece anualmente e abre a temporada, em 2016 aconteceu entre 13 e 24 de janeiro, sempre em Nova Iorque (EUA). Normalmente as associações de comércio locais (ACIC) organizam comitivas para levarem varejistas brasileiros ao evento, conseguindo assim preços e condições mais acessíveis. O Brasil já é a segunda maior comitiva participante. [ https://nrf.com/ ]
+
espaços comerciais.[http://www.euroshop-tradefair.com/]
+
VM and Display Directory, Show and Awards – é focada nas tendências de visual merchandising. O evento apresenta tudo desse universo, incluindo manequins, comunicação visual, decorações de Natal, iluminação, tecidos entre outros. A data do evento é 20 a 21 de abril de 2016 e acontece em Londres. [ http://vmanddisplay.com/]