“História da Moda no Brasil” é importante documento sobre mais de um século de influências e autorreferências

HMB_capa_recorte frente

O jornalista Luís André do Prado e o professor de moda João Braga, ambos escritores, assumiram a trabalhosa missão de contar a história da moda no Brasil em uma pesquisa inédita, considerada a mais completa já realizada no país sobre o assunto. Eles lançam pela Disal Editora o livro “História da Moda no Brasil – das influências às autorreferências”, que traz mais de um século de evolução de costumes e tendências, detalhando todos os movimentos estéticos e comportamentais.

De conteúdo maciço, a obra é dividida de forma fácil e didática, como em uma enciclopédia inteiramente dedicada à moda. Está tudo lá. A Belle Époque (1889 – 1918), os chamados “Anos Loucos” (1919 -1930), a Era do Rádio (1931 -1945), os Anos Dourados (1946 – 1960), a Tropicália (1961 –1975), os “Anos Azuis” (1976 – 1990), até o período conhecido como “Supermercado de Estilos” (1991 – 2010), onde o setor atinge a maturidade com escolas e semanas de moda.

São 642 (!) páginas que garantem uma verdadeira viagem no tempo e que proporcionam um entendimento de todo o processo evolutivo. De quando apenas reproduzíamos ou adaptávamos lançamentos de Paris à criação da alta moda local, os nomes que marcaram cada período, passando pelo surgimento do prêt-à-porter nacional até a consolidação de eventos como a São Paulo Fashion Week e Rio Fashion na primeira década do século XXI.

Um painel visual composto por mais de 400 imagens, 127 depoimentos (incluindo nomes como Glória Kalil e o estilista Lino Villaventura), e muito embasamento teórico com levantamento em diversos acervos. Tudo embrulhado na contextualização cuidadosa da relação simbiótica entre moda e transformação da sociedade e, claro, um acabamento gráfico primoroso, marca característica da Disal Editora.

Quer conhecer um pouco do conteúdo do livro? Nós disponibilizamos as primeiras 25 páginas, só clicar aqui e conferir.

Sobre a DISAL Distribuidora
Há mais de meio século em operação, é considerada a mais importante distribuidora de livros e materiais didáticos do Brasil para o ensino de idiomas, e, também, técnicos e científicos, de ciências humanas e sociais, literatura, autoajuda e conhecimentos gerais. Possui um catálogo com 300 editoras e mais de 300 mil títulos comercializados. Tem 17 filiais espalhadas pelo país e um portal em que é possível encontrar todos os serviços e produtos oferecidos.

 

(Visited 277 times, 1 visits today)
SHARE THIS

RELATED ARTICLES

LEAVE COMMENT

Curso livre a distância

CURSO LIVRE (a distância) EM VISUAL MERCHANDISING DE MODA

O curso online de Visual Merchandising de Moda do MMdaMODA abrange conceitos teóricos e práticas de mercado e está pautado em fotos, vídeos, cases de sucesso e materiais complementares, como artigos e reportagens.

Saiba mais