Leis da Gestalt ajudam na melhoria dos projetos de vitrinismo

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A Gestalt é o estudo da teoria da forma embasada na psicologia experimental. A palavra Gestalt é traduzida como forma, figura e estrutura e surgiu no fim do século XIX através de seu precursor, o filósofo austríaco Christian von Ehrenfels.
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A Gestalt busca explicar o porque de algumas formas agradarem mais os nossos olhos do que outras, para isso ampara-se na fisiologia do sistema nervoso, buscando a explicação, no campo da percepção, da ligação que existe entre o sujeito-objeto.
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O que se sabe é que os indivíduos têm a necessidade de formar imagens claras com harmonia visual e equilíbrio, por isso, entender os princípios da forma (as Leis da Gestalt) é uma etapa fundamental no processo de desenvolvimento de composições visuais mais atrativas, como é o caso do vitrinismo.
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1. Unidade – representa apenas um item que pode ser único ou parte de algo maior. Uma forma dentre tantas outras iguais que formam um aglomerado ou um conjunto de elementos que formam o próprio objeto. Para se fazer a leitura as unidades são relacionadas com formas, dimensões e etc., que desenham a forma como um todo através de linhas, volumes, cores, texturas, pontos e muitas outras características.
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Unidade
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2. Segregação – dá-se através de percepção dentro de um todo, ou seja, um ou mais elementos podem ser percebidos dependendo do nível de segregação, causando os estímulos para a percepção visual e a intenção de criar um destaque para um ou mais objetos. É o que podemos chamar de contraste! Para causar o efeito de segregação são usados diferentes meios como texturas, cores, volumes, profundidade, linhas, sombras, pontos e outros.
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Segregação

3. Unificação – é percebida numa composição com equilíbrio e harmonia visual com tamanha coerência que nosso cérebro faz a organização, aumentando o entendimento da leitura visual feita da forma. Para que ocorra a unificação é preciso que haja uma relação de duas outras leis, a de 
proximidade e semelhança, que podem estar presentes no objeto ou na composição como um todo.
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4. Fechamento – ou clausura é quando estabelecemos a delimitação de formas criando ou completando as figuras enclausuradas em meio a formas que podem ser uma sequência de formas iguais formando uma figura ou formas mais abstratas onde ainda é possível visualizar um objeto.
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5. Continuação – acontece quando os elementos estão alinhados para um mesmo sentido, a aproximação das formas nos dá a impressão de que os objetos estão em harmonia fluindo na mesma direção.
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Continuação
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6. Proximidade – a relação de proximidade está nas formas dispostas em um determinado espaço, as que estiverem mais perto uma das outras serão entendidas como grupos. Nosso cérebro tende a agrupar as formas de acordo com as distâncias que existem entre elas.
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Proximidade

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7. Semelhança – refere-se ao agrupamento de formas iguais ou similares, esse agrupamento pode ser por cores, tamanhos ou texturas dos elementos. Quando o objetivo é criar uma relação entre as formas numa composição visual essa é a Lei que pode ser explorada.
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Semelhança
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8. Pregnância da forma – trata da naturalização dos elementos, ou seja, torna as formas mais simples e de fácil compreensão. Numa composição ou desenho pegamos os traços mais simples e fazemos a sua leitura de forma simplificada.
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Pregnância da forma
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Essas são as leis que criam a coerência e o entendimento da mensagem que as composições almejam passar.  Pensando em vitrinas, é possível entender porque algumas composições chamam mais a atenção dos passantes e outras causam repulsa ou simplesmente passam despercebidas.
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Com o conhecimento da Gestalt é mais fácil pensar qual a melhor forma de transmitir a informação e sensação que se deseja comunicar. Uma vitrina pode prender a atenção do espectador por dois ou sete segundos se sua composição visual estiver com uma leitura rápida e a mensagem clara.
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Lembre-se, as pessoas gostam de composições harmoniosas de fácil compreensão e que causam sensações agradáveis. Segundo a Gestalt esta é a necessidade humana.
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Referência Bibliográfica
GOMES FILHO, João. Gestalt do Objeto, sistema de leitura visual da forma. 8ª Edição. São Paulo: Escrituras Editora, 2008.
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