Perfumando os ambientes comerciais – Marketing Sensorial

31aromai
Como evitar desastres ao borrifar aromas pelo ambiente da loja, de forma a propagar sensação de bem estar aos clientes e incentivar o consumo?
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Proporcionar experiências sensoriais aos consumidores para estimular as vendas faz parte da estratégia do varejo moderno. Música de fundo, atenção à iluminação, ambiente aconchegante são recomendações frequentemente postas em prática. Ajudam a incentivar o cliente a permanecer por mais tempo na loja, aumentando as chances dele encontrar itens de que precisa ou quer. Mais recentemente as grandes cadeias de lojas passaram a borrifar aroma pelos ambientes, de modo a que o consumidor faça a associação entre perfume e marca, e seja por ela atraído.
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Por trás desse apelo olfativo, as empresas gastam uma boa verba para encontrar a fragrância mais adequada ao ambiente, borrifada na quantidade certa e no intervalo de tempo correto. Como as iniciativas se multiplicam, nem sempre esses cuidados são seguidos e o que sobra é a porta aberta ao desastre. Diferentemente de outras experiências sensoriais, o olfato é mais difícil de acertar a mão até pela natureza subjetiva desse sentido.
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■ O perfume gostoso para uns é horrível para outros.
■ Aromas disseminados pelo ambiente podem provocar reações emocionais de consumo e, também, alergias em funcionários e clientes. A recomendação é pelas fragrâncias suaves, que deixam o ambiente fresco, sem serem marcantes.
■ Loja de artigos infantis: pode pulverizar cheiro de melão ou tutti frutti.
■ Loja de roupas femininas: ervas, flores ou baunilha.
■ Aroma de lavanda / alecrim / eucalipto / camomila: tranquilidade.
■ Menta e erva doce: reduz a sensação de estar em ambiente fechado.
■ Hortelã e os cítricos: aceleram a atividade da mente.
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Como aplicar?
■ Para ambientes maiores como as lojas, os especialistas recomendam o uso de aromatizadores elétricos, que teriam mais potência para preencher toda a área. O melhor são aqueles com capacidade para programar a quantidade de fragrância a ser pulverizada e o intervalo a ser aplicado.
■ O mercado brasileiro conta com várias opções de equipamentos. Tirando os aparelhos portáteis que atendem a áreas com 30 a 60 metros quadrados e custam em torno de R$ 1,5 mil, os demais não são vendidos. Os aromatizadores são instalados por firmas especializadas em regime de comodato, ou seja, a loja paga uma taxa mensal pelo uso, com direito a manutenção e troca de refis. A mensalidade pode variar de R$ 70,00 a R$ 120,00, dependendo da área e da quantidade de refis.
■ Para grandes áreas, acima de 90 metros quadrados, outra opção é fazer a pulverização do aroma usando o sistema de ar condicionado. Ou instalar equipamento com tubulação independente para fazer a aromatização.
■ Para escolher o equipamento vai precisa saber a área cúbica da loja (multiplica a medida dos lados pela altura).
■ Cheque se a difusão usa água para vaporizar e se a névoa gerada pode manchar piso e roupas (especialmente as coloridas). Ou se a difusão é a seco.
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Adaptado de GBL Jeans
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