O uso do SketchUp no visual merchandising

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São muitos os recursos utilizados pelos profissionais que trabalham com desenvolvimento e projetos na área de Visual Merchandising, um deles é o SketchUp, um software CAD (Desenho auxiliado por computador) que permite o usuário criar desde esboços até projetos tridimensionais de forma fácil e precisa, facilitando a visualização de ideias antes da execução, o que permite ajustes sem custos ou atrasos em obras.
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Já imaginou poder testar todas as cores possíveis em uma fachada sem gastar um galão de tinta? Ou escolher entre inúmeras opções de revestimentos para um ponto comercial em um passe de mágica? O SketchUp (com uma ajudazinha do Photoshop) permite que esse tipo de teste seja realizado muito rapidamente e de forma precisa.
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Como os projetos são elaborados com escalas reais, é possível que fique 90% próximo da realidade, perfeito para criação de equipamentos e móveis para exposição de produtos. Durante o processo de criação de um equipamento, por exemplo, é possível testar suas dimensões e capacidade de exposição e fazer os ajustes necessários antes de solicitar uma prototipagem ao fornecedor.
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Em campanhas de marketing o SketchUp tem a função de auxiliar na escolha das peças que irão compor a Comunicação Visual, além de ser um item importante na hora de montar as orientações que são enviadas às lojas, como a colagem de adesivos e a fixação de materiais promocionais no PDV.
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O SketchUp proporciona um resultado visual incrível, porém é um software muito fácil de ser manipulado. E melhor, conta com uma versão gratuita para download, sendo que a mais significativa diferença na versão paga está na possibilidade de importar projetos 2D diretamente do AutoCAD, uma ação indispensável para o desenvolvimento de projetos arquitetônicos cuja planta esteja em CAD.
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Existem vários softwares e aplicativos adicionais que complementam a solução do CAD SketchUp, como o render que permite a visualização do projeto como se fosse uma foto real do ambiente,  simulando inclusive sombras e iluminação – natural ou artificial. Os mais conhecidos são o Vray, Artlantis e Lumion.
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Mas atenção, esses recursos são um pouco mais complicadas de se trabalhar e requerem certo conhecimento técnico.

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