Sua casa na moda (e com estilo) – PARTE 1

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Ao pesquisar no dicionário da Língua Portuguesa o significado da palavra casa, o resultado encontrado é moradia, construções destinadas à habitação. Mas, em minha opinião, casa vai muito além do que um simples lugar para morar, casa é a nossa referência, é nosso porto seguro, nosso lar. E, por isso, imprimimos em cada canto dela o nosso jeito de ser e viver, refletindo nela o nosso estilo de vida.
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É justamente pensando dessa forma que a moda brasileira encontrou um novo nicho de mercado, o segmento têxtil-lar ou moda casa. A moda junto do segmento de decoração viram uma oportunidade em lançar produtos inovadores, criativos e modernos para vestir o nosso lar. E através dos bons resultados dessa parceria que as tendências de cores, estampas, texturas e formas que são desenvolvidas no mundo da moda estão cada vez mais sendo aplicadas no setor lar.
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Grandes marcas internacionais como Fendi, Moschino, Armani, Kenzo, Diesel e Zara desenvolvem já há um bom tempo coleções especiais para o segmento casa, que vão dos têxteis para Cama, Mesa e Banho (CaMeBa) e itens de decoração como sofá, almofadas, cortinas, luminárias e tapetes.
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O interessante dessa parceria da moda com a decoração, é que cada estilista ou marca imprime a sua identidade nas peças desenvolvidas para a decoração. Aqui no Brasil, essa tendência já virou moda e é possível encontrarmos estilistas e marcas renomadas aplicando seu DNA dentro do lar.
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Esses desdobramentos das marcas de vestuário em moda casa também atuam como uma extensão de marca, cujo objetivo está no reconhecimento de valores intangíveis originalmente associados à marca, agora levados para outros tipos de produtos. Essas marcas também querem aproximar e inserir, cada vez mais, seu universo na rotina das pessoas de forma mais natural.
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É o caso da estilista Adriana Barra, conhecida pelo desenvolvimento de peças extremamente estampadas, iniciou parcerias com empresas de decoração para aplicar suas estampas em almofadas, cadeiras e sofás. Deu tão certo que hoje a estilista além da sua marca de roupas criou uma linha de tecidos para o lar, a Tea, see…Do!
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Outro bom resultado dessa tendência é o estilista Alexandre Herchcovitch que desenvolve coleções para a marca brasileira de cama, mesa e banho Zêlo, desde 2003, e para Tok&Stok, produzindo peças em parceria desde 2005.       +

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Está ai uma nova oportunidade para o mercado: atender um novo segmento, o de têxteis-lar, que segundo pesquisas é um mercado em desenvolvimento aqui no Brasil e com grandes perspectivas de crescimento. Oportunidade essa para quem quer desenvolver peças de decoração com referências de moda e possivelmente fazer parcerias com empresas que já atuam nesse segmento. E oportunidades para quem atua com Visual Merchandising, pois se trata de mais um segmento sendo profissionalizado, no qual podemos criar ambientes que despertem o interesse no cliente em levar esses produtos para vestir a sua casa.
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Os bons resultados desse novo negócio se devem a uma nova tendência de comportamento de consumo, na qual o consumidor mostra claramente suas vontades e desejos de decorar sua casa como se fosse uma extensão do seu próprio guarda-roupa.
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