O que esperar do varejo em 2020?

26 de agosto de 2015 . by Eduardo Vilas Bôas

O varejo é um organismo vivo, mutante, efêmero por natureza. Desde sua origem nos comerciantes medievais até os dias de hoje o varejo tem se adaptado – e absorvido – diversas influências. As principais sempre foram de origem econômica, alterações demográficas, comportamento do consumidor e inovações tecnológicas. + Mas, olhar para o passado é importante…

LEIA MAIS

Mesmo em expansão e-commerce não ameaça profissão de visual merchandising

27 de julho de 2015 . by Surya Guimaraens

Com o advento do e-commerce o mercado de trabalho para o visual merchandiser vai encolher? Esse é o principal temor de quem pretender ingressar na área, afinal, são tantas lojas que não possuem um ambiente físico, apenas a webstore.  + A resposta parece óbvia, mas não é, já que as oportunidades estão presentes também no…

LEIA MAIS

Panorama do mercado brasileiro de visual merchandising

8 de maio de 2014 . by Eduardo Vilas Bôas

Frequentemente recebo questionamentos de profissionais querendo ingressar na área de visual merchandising e vitrinismo ou estudantes de moda que buscam especialização querendo saber “a quantas anda o mercado de visual merchandising de moda no Brasil”. Em síntese posso dizer que não é ainda um mercado estabelecido, mas há um grande potencial de crescimento nos próximos…

LEIA MAIS

[O varejo d]A moda que vale bilhões

30 de janeiro de 2014 . by admin

A matéria de capa da última edição da revista Exame exibe o impactante título: “A moda que vale bilhões”, com um orgulhoso Alexandre Birman (da Arezzo) segurando um stiletto vermelho. A matéria vem confirmar o fato: brasileiro compra muita moda, e cada vez mais. + Quando uma pessoa passa a ganhar mais e sobe de…

LEIA MAIS

Segmentação de mercado: encontrar número suficiente de clientes é o principal desafio

13 de janeiro de 2014 . by admin

O principal desafio para quem pretende atender a um público muito segmentado é se certificar de que a clientela é suficiente para manter a empresa lucrativa. + Para analisar a viabilidade do negócio, Dalton Viesti, professor de marketing da escola de negócios Trevisan, recomenda a análise de pesquisas que identificam características demográficas e potencial de…

LEIA MAIS

Criação de 21 shoppings dá vagas a vitrinistas; abra negócio com R$ 5 mil

14 de outubro de 2013 . by admin

Com a abertura de mais de 3.000 lojas em 21 novos shopping centers no Brasil até a primeira semana de dezembro –estimativa da Associação Comercial de São Paulo–, o mercado de produção de vitrines promete ficar aquecido nos próximos meses, segundo especialistas. Empresários do setor projetam um aumento de 20% nos pedidos de orçamento com…

LEIA MAIS