TENDÊNCIAS DE MODA: Primavera Verão 2017-2018

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No dia 20/05/2016 a Tendere – Pesquisa de Tendências e Soluções em Negócios da Moda, apresentou o 9.º Seminário de Tendências com painéis de referência para Primavera-Verão 2017/2018. O evento traz em primeira mão os resultados da pesquisa de tendências para o setor de moda, têxtil, vestuário, acessórios, couro-calçadista e decoração.
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Esse ano o evento aconteceu no Centro de Convenções da Praça Capital, em Campinas/SP, e contou com a participação dos palestrantes Patrícia Sant’Anna, fundador e diretora de pesquisa da Tendere, Omar Branquinho, gerente da Strategy Maneger e Blanca Liane, diretora executiva da Lexus Group, representante oficial da PANTONE® no Brasil.
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Patrícia Sant´Anna chamou a atenção para as questões das guerras civis, religiosas e sua consequência direta, o fluxo de refugiados para o Ocidente. “Não da para ignorar que economia e política estão atrelados. As guerras e os refugiados em grandes escalas criam enorme impacto na cultura de um pais que os recebem. São pessoas fugindo por necessidade e não por desejo. Choque cultural, hábitos, costumes, línguas e vestimentas totalmente diferentes estão entrando em contato, e a grande questão para nós é: como isso vai influenciar a moda?”, afirma Sant´Anna.
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Somado a essa tragédia humanitária, temos um cenário econômico de recuperação da empregabilidade nos EUA, mas ainda com riscos e incertezas. O mesmo acontece na zona do Euro. A internet tem possibilitado novas descobertas, como novos destinos turísticos. Assim, cidades clássicas [já visitadas anteriormente] têm perdido posição no ranking global para endereços inusitados como Hong Kong, Singapura e Bangkok, o que se explica pela crise econômica, pelas guerras e pela curiosidade de experimentar novidades.
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A partir da interpretação desses cenários políticos, econômicos e sociais, uma tendência é apontada para cada grupo de gosto, chegando aos quatro temas que vão nortear toda a produção de moda Primavera Verão 2017/2018.
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A metodologia da Tendere privilegia a análise de quatro grandes grupos responsáveis pela formação do gosto regional, chamados de Tropical Pop, Karioka, Latino Urbano e Sofisticado. Você pode conhecer melhor cada um deles nesse post.
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Parque de Diversões Katmandu: tendência focada no grupo de gosto Tropical Pop, busca inspiração nos parques de diversão à beira mar, nos filmes antigos e num oriente romantizado. Como a população tem buscado maior espiritualização para se autoconhecer e, assim, conhecer melhor o outro, as temáticas espiritualistas marcarão forte presença. Palavras-chave: tecidos do Himalaia, Nepal, dragões, Tihar festival, mix de estampas, insetos, flamingo, serpente, handmade.
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Sonho Rio Retrô: tendência focada no grupo de gosto Karioka, busca inspiração na Lapa do início do Século XX, no glamour da Urca, nos descolados dos anos 1970 e no leve e divertido Carnaval de rua do Rio. Palavras-chave: handmade delicado, como ponto cruz e macramê, Sidney, brilho, plissado, renda, Athos Bulcão, cores esfumaçadas ou vivazes, camiseta, listras e camisa estampada.

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Concreto Gambiarra: tendência focada no grupo de gosto Latino Urbano, busca inspiração nas gambiarras e puxadinhos que se toraram motivo de orgulho por sintetizar a criatividade e engenhosidade dos povos latinos. Palavras-chave: Alejandro Aravena, transformação e customização da roupa, cara de velho (p.e. malha podrinha), cerzido, remendado, listras P&B e oversize para os mais velhos.
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Céu Máquina: tendência focada no grupo de gosto Sofisticado, busca inspiração no filme “Ex_Machina: Instinto Artificial” (2015). Vai retratar as relações entre corpo e máquina. Palavras-chave: universo cyborg, metal nas roupas, tecido prateado, cinza, branco, transparência e simetria.
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Descubra qual é o perfil do seu público-alvo quanto aos grupos de gosto para escolher a tendência mais adequada ao seu negócio. Na dúvida, a competente equipe da Tendere pode te auxiliar numa consultoria exclusiva.
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