Uma marca que se diferencia – e fatura – com a experiência de compra: conheça o “O Mundo Fantástico da Sardinha Portuguesa”

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Tão importante quanto a qualidade dos produtos oferecidos em uma loja é a experiência proporcionada ao shopper dentro dela. Por isso, diante da alta competitividade no setor varejista, criar um ambiente que proporcione uma experiência agradável é uma grande oportunidade de gerar satisfação. Afinal, as pessoas não costumam esquecer-se de experiências marcantes, sejam elas boas ou ruins (saiba mais sobre experiência de compras clicando aqui).

Mas como é possível uma loja monoproduto proporcionar essa tal experiência de compra? Pois eu lhes digo que é possível sim, principalmente porque a experiência não está centrada no produto.

Estive recentemente em Lisboa e, já no meu primeiro dia na cidade, uma fachada me chamou muito a atenção, então decidi entrar e descobri que se tratava de uma loja de sardinhas. E aí a experiência de compra começa a acontecer.

Essa loja da qual estou me referindo chama-se “O Mundo Fantástico da Sardinha Portuguesa”, marca pertencente ao grupo CAMUR (Fábrica de Conservas da Murtosa) e aberta ao público em 2016. A sacada de marketing foi trazer uma abordagem diferenciada para um produto tão popular através da temática “O Valor do Tempo”, assim, a loja faz uma homenagem à história de Portugal e do mundo de uma forma muito criativa, numa mistura de circo com a fantástica fábrica de chocolates de Willy Wonka.

A fachada é o primeiro grande impacto que se tem da loja, pois é composta de luzes e cores que lembram uma casa de shows e espetáculos do início do século XX. Por isso, a ambientação da loja é uma atração à parte: já na entrada da loja há uma roda gigante e um carrossel compostos por latas de sardinhas coloridas, além dos móveis e equipamentos que compõem o ambiente, é um encantamento que vai do piso ultra colorido ao teto com engrenagens interativas (para nos fazer lembrar do tempo e seu verdadeiro valor). O uniforme dos atendentes também acompanha a mesma temática.

A setorização da loja é muito bem pensada trazendo uma explosão de cores para as paredes da loja, organizadas em degradê que ajudam a complementar a comunicação visual. E como funciona a operação? As latas na parede são apenas expositivas (display) e o produto correspondente fica logo abaixo em prateleiras para o cliente pegar e comprar, garantindo, assim o impacto visual do projeto.

As embalagens possuem tonalidades de cor que se diferenciam de acordo com a década que representam. Cada lata destaca um acontecimento importante e pelo menos duas pessoas famosas que nasceram no mesmo ano, uma forma de homenagear o último século da história de Portugal e do Mundo, começando pelo ano de 1916 até a da atual, que traz estampada a frase “eu estive lá”, pois o produto é muito procurado por turistas como forma de suvenir.

CURIOSIDADE: O Mundo Fantástico da Sardinha Portuguesa ganhou o prêmio de produto conceito do ano no AHRESP 2017.

A minha é de 1979 e traz como destaque a invenção do Walkman

Para completar a experiência, ao finalizar a compra, você ganha um passaporte que te convida a visitar as outras cinco lojas do grupo CAMUR, já que os carimbos no passaporte (resultado das compras) garante um brinde especial ao cliente (o brinde é um copo do museu da cerveja).

Uma lata de sardinha CAMUR custa exatamente 7 euros, um custo consideravelmente mais alto se comparado a um produto da mesma categoria encontrado nas gôndolas de um supermercado (cerca de 1 euro), mas, por que as pessoas pagam sete vezes mais caro em um produto tão comum? E ainda saem felizes e satisfeitos? A resposta é simples: porque eles não estão pagando pelos produtos mas sim pela experiência única.

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