A composição da vitrine e a harmonia dos elementos

a-composicao-da-vitrine-e-a-harmonia-dos-elementos
Sabemos que a vitrine é uma grande ferramenta de vendas de uma loja, e a grande formadora da imagem de uma marca. Para que seu resultado seja positivo, é necessário que haja harmonia entre seus elementos e, para que isso ocorra, deve haver uma criteriosa organização desses objetos de forma a alcançar os resultados  esperados.
 +
Ter uma vitrine bem montada, sedutora, que atraia a atenção e desperte nos clientes o desejo pelo produto, muitas vezes é o segredo do sucesso. Antes de falar da harmonia dos elementos, vale a pena abrir um parênteses mercadológico para exemplificar a importância desse tipo de comunicação.
 +
O vitrinismo é considerado hoje uma área do Visual Merchandising, ou seja, a técnica de mercado que se baseia em seduzir o cliente por meio do apelo visual. É criar uma aparência que estimule de forma consciente – ou não – o consumidor a comprar. Para selecionar os elementos que irão compor a harmonia de uma vitrine, é necessário levar em consideração dois pontos importantes para um bom resultado:
 +
Publico alvo: Para quem você quer comunicar essa vitrine? Por exemplo, para uma garota jovem, estudante, dependente financeiramente dos pais ou uma mulher madura bem sucedida, casada, mãe de família?
 +
Localização da vitrine: A localização do estabelecimento também influencia. Está em um bairro operário? Em um shopping center? Na área central da cidade? Qual é o porte da cidade? Tudo isso conta na hora de decidir a decoração. Exemplo: dentro dos shoppings as pessoas têm mais tempo de parar, analisar, observar e apreciar as vitrines, já em lojas de rua as pessoas estão sempre de passagem e com pressa, por isso é necessário uma comunicação rápida que não precise de muita observação.
 +
 +
Elementos que compõe uma vitrine:
 +
Decoração: um dos elementos da vitrine que serve para despertar o interesse do seu público-alvo são os elementos da decoração. O objetivo é transmitir e contextualizar o tema que está sendo trabalhado na vitrine ou fortalecer a imagem da marca.
   +
Produto: item principal de uma vitrine. É ele a sua “estrela”. Todo contexto é montado para que ele seja o foco da atenção dos consumidores a partir de uma boa decoração e iluminação eficiente.
 +
Cores: As cores exercem a função de interferir no humor ou na emoção das pessoas, desanimar ou inspirar uma compra (é a chamada psicodinâmica das cores). Muitas despertam impulsos de compra sem que o cliente sequer de conta disso. Na verdade, não existe uma regra ou receita para o uso de cores que não seja o bom gosto e o bom senso. Mas uma boa dica é trabalhar uma cartela de três ou quatro cores mesclando neutras e cores fortes, para não causar poluição visual.
          +
Luz: a iluminação é um dos elementos mais importantes da vitrine dos mais diversos segmentos. A luz pode mudar a percepção dos clientes e faz aumentar o valor percebido pelos produtos. Dois tipos de iluminação são os mais usados: Luz pontual, tipo “spot”, que pode ser concentrada em cada produto que se quer dar destaque. Luz difusa, geralmente para compor o plano de fundo ou o ambiente por inteiro.
 +
Exibiténica: Exposição e apresentação adequada dos produtos. Os produtos devem ser expostos de forma com que sejam valorizados e que não influenciem negativamente os produtos próximos. Os produtos expostos na vitrine devem estar em quantidade satisfatória no estoque da loja, pois o volume de vendas deste produto tem grande chance de ser maior do que os outros que não estão expostos na vitrine.
+
Preço: obrigatório por lei no Brasil, o preço deve estar sempre visível nos produtos expostos.
(Visited 2.319 times, 1 visits today)
SHARE THIS

RELATED ARTICLES

2 COMENTÁRIOS

  1. Amei as dicas;estou fazendo um curso de moda e as informações foi de grande valia para adquirir maiores habilidades;muito objetiva as dicas!

LEAVE COMMENT

Curso livre a distância

CURSO LIVRE (a distância) EM VISUAL MERCHANDISING DE MODA

O curso online de Visual Merchandising de Moda do MMdaMODA abrange conceitos teóricos e práticas de mercado e está pautado em fotos, vídeos, cases de sucesso e materiais complementares, como artigos e reportagens.

Saiba mais