A cor no visual merchandising: teoria da cor

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A cor faz parte dos conjuntos de seis elementos importantes para a harmonia da composição de uma vitrine e a exposição de produtos em área de venda.
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A cor é o primeiro elemento que cria impacto no cliente, antes mesmo que o próprio produto. Ela exerce uma função de interferir no humor ou na emoção das pessoas, desanimar ou inspirar uma compra. É a
chamada psicodinâmica das cores.  Muitas despertam impulsos de compra sem que o cliente sequer de conta disso.
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Para isso, no entanto, não há uma regra ou receita além do “bom gosto” e do bom senso. Mas vale entender sua composição, sua teoria e levar em consideração dicas de como trabalhar coordenações de cores em vitrine e ponto de venda (PDV), que influenciem emocionalmente de forma positiva seu cliente,
para trazer mais resultados de venda.
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Cores são componentes da luz. Sem a luz as cores não existem. Isto foi descoberto por Isaac Newton em 1676. Ao observar um raio de sol atravessar um prisma, ele identificou sete cores diferentes: VERMELHO, LARANJA, AMARELO, VERDE, AZUL, ÍNDIGO E VIOLETA. A luz é uma radiação eletromagnética que viaja a uma velocidade aproximadamente de 186.00 milhas por segundo, na forma de ondas. Cada cor viaja em uma frequência de onda diferente. O vermelho é a cor com a maior frequência de onda e o violeta a menor. As cores possuem denominações como classificação, dimensão, valor, saturação, temperatura e temperatura relativa.
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Classificação
Cores Primárias: também são chamadas de cores puras, pois é a partir delas que todas as outras cores são formadas. São o amarelo, o vermelho e o azul.
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Cores Secundárias: são obtidas pela combinação das primárias duas a duas, em proporções iguais: vermelho + amarelo= laranja; amarelo + azul= verde; azul+vermelho= violeta.
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Cores Terciárias: quando as cores secundárias são misturadas com as primárias situadas próximas a elas no Circulo Cromático, produzem seis cores terciárias: vermelho-laranja, vermelho-violeta, amarelo-verde, amarelo-laranja, azul-verde e azul-violeta.
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Assim, formamos as doze cores que compõe o Circulo Cromático ou Disco das Cores.
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Dimensão das Cores: é a qualidade que distingue uma cor e outra. Por exemplo: um amarelo de um vermelho corresponde à frequência de onda dominante.
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Valor ou profundidade: o valor é definido pela sua proximidade ao branco ou ao preto. Cores claras são consideradas altas em valor e cores escuras são consideras de baixo valor.
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Saturação ou intensidade: é quão viva (forte) ou opaca (fraca) é a cor. Quanto maior a saturação, mais pura é a cor. Quanto menor, mais próxima ao cinza, quase se tornando neutra.
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Temperatura: Ao dividirmos o circulo cromático, obtemos um lado chamado QUENTE, por sua associação com o sol e o fogo que é composto pelo vermelho, laranja e amarelo. Outro lado denominamos FRIO por sua associação com o céu e a vegetação que é composto pelo azul, verde e violeta.
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Temperatura relativa: quando comparamos dentro de uma mesma família a aproximação de um tom mais amarelado ou azulado o torna relativamente mais quente ou frio. Isto acontece quando há a mudança no que chamamos de subtom da cor. Ela pode ter um subtom quente, equilibrado ou frio.
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Cores Neutras: branco, cinza e preto são chamados de cores neutras, pois se caracterizam pela não predominância de tonalidades quentes ou frias. Assim são chamados também os tons beges, areia, marrom.
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Agora que sabemos mais sobre a teoria e a formação da cor através das suas classificações, podemos dar inicio ao trabalho de coordenação e harmonia entre elas para criarmos um ambiente agradável, interessante e principalmente que desperte o interesse do cliente pela compra. No próximo post, então, vamos aprender aplicar essas teorias a favor da vitrine e do PDV.
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