China domina o mundo em matéria de construção de shoppings

4588-1
Aproximadamente 39 milhões de metros quadrados de centros comerciais estão atualmente em construção em todo o mundo, num estudo que engloba 180 países pesquisados. E mais da metade desses ficam na China! Esta é uma das principais conclusões de um estudo do setor de consultoria imobiliária da empresa CBRE. Globalmente, isso representa um aumento de 3 milhões de m² em construção em todo o mundo em comparação com o ano de 2013.
+
Shanghai Village da Value Retail, que deve abrir no outono de 2015 [hemisfério norte] próximo do parque de diversões Disney.
+

Para o diretor da CBRE China, Chen Zhongwei, a demanda na China é forte para o desenvolvimento de centros comerciais modernos devido ao crescimento da classe média e da urbanização. Embora alguns observadores estejam receando, em médio ou longo prazo, o estouro de uma bolha…
+
Na realidade, um relatório do Rui Yide China Commercial Real Estate Research Center chega até mesmo a levantar a probabilidade de fechamentos de shoppings, que podem chegar a 10%, destacando que, de fato, somente 30% desses empreendimentos são de alta qualidade!
+
A primeira cidade da classificação CBRE é Xangai, com 3,3 milhões de metros quadrados em construção. A CBRE explica que isso é mais que o total das 86 cidades europeias reunidas, se excluirmos Rússia e Turquia.
+
Xangai é seguida de outras cidades chinesas: Chengdu (3,2 milhões de metros quadrados), Shenzhen (2,7 milhões) e Tianjin (2,5 milhões). As outras cidades classificadas no top 10 são Istambul, Wuhan, Moscou, Pequim, Nanquim e Guangzhou.
+
Segundo a CBRE, na Europa, são as cidades russas e turcas que continuam a dominar os projetos de construção. Em Istambul, 27 centros com 1,9 milhão de metros quadrados estão em construção. Moscou segue de perto com 1,5 milhão de metros quadrados. Outras cidades russas, como São Petersburgo e Novosibirsk também fazem parte da lista.
+
No sudoeste asiático, Kuala Lumpur representa cerca de 40% dos 3,3 milhões de m² em construção nesta região do mundo. No Oriente Médio, é Abu Dhabi que reforça a sua posição de líder regional com três centros comerciais, compreendendo 168.000 metros quadrados, que foram terminados em 2013, e com oito centros, compreendendo 778.000 m², atualmente em construção.
+
Na Europa, ainda segundo os dados do estudo, nos 35 shoppings novamente abertos em 2013, 26 encontravam-se na Europa Oriental, quatro na Europa central e 5 na Europa Ocidental. Ainda ressaltando neste último mercado um nível historicamente baixo, a CBRE destaca projetos de ampliação de centros comerciais com o objetivo de responder à demanda de marcas que estão em busca de desenvolvimento.
+
Imagem: Value Retail
Texto por Jean-Paul Leroy para Fashion Mag

(Visited 86 times, 1 visits today)
SHARE THIS

RELATED ARTICLES

LEAVE COMMENT

Curso livre a distância

CURSO LIVRE (a distância) EM VISUAL MERCHANDISING DE MODA

O curso online de Visual Merchandising de Moda do MMdaMODA abrange conceitos teóricos e práticas de mercado e está pautado em fotos, vídeos, cases de sucesso e materiais complementares, como artigos e reportagens.

Saiba mais