O varejo de moda brasileiro além de extremamente concorrido, conta com o forte avanço do e-commerce. A consultoria italiana Translated projeta que o mercado nacional de vendas online será o quarto maior do mundo em 2016. Segundo dados do E-tail Report/IBOPE 2014, quando comparado o volume de vendas do segmento de moda no primeiro e segundo semestres de 2012, verifica-se um aumento de 16% no consumo de um período ao outro. Somado a isso, temos um novo fluxo de entrada de marcas internacionais que acirram a disputa pelo mercado consumidor.
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Invariavelmente, o pequeno empresariado – muito empírico e pouco capacitado – entende que reduzir investimentos seja uma estratégia eficaz na diminuição dos custos e, assim, consegue praticar preços mais competitivos para o consumidor. O erro é exatamente esse, brigar por preço!
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Esse pequeno confeccionista ou varejista de moda não tem condições de disputar consumidores por preço. Seus diferenciais devem estar vinculados – e nitidamente claros para o consumidor – com valores intangíveis e complexos na gestão de uma grande rede, tais como atendimento personalizado (chamar o cliente pelo nome), mix de produtos bem direcionado (grade com tamanhos maiores), conveniência no atendimento (delivery), bem como na criação de uma atmosfera de loja envolvente e estimulante (visual merchandising).
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Uma vez que o desafio é convencer o varejista que o visual merchandising tem um papel crucial na construção de uma imagem forte e competitiva, podemos lançar mão da estratégia da CRIATIVIDADE. Isso mesmo, um bom vitrinista e/ou visual merchandiser deve ter além da criatividade, os domínios das manualidades (arte de construir artesanalmente) para propor projetos inovadores e com custos acessíveis através de materiais alternativos.
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Dessa forma, podemos empregar desde descartáveis para festa, bexigas, até papelão ondulado, mas sem necessariamente construirmos uma imagem “de trabalho pré-escolar”. Precisamos de profissionalismo e apelo estético, assim como esses 12 trabalhos de vitrinismo abaixo podem nos inspirar.
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![](http://www.mmdamoda.dominiotemporario.com/wp-content/uploads/2014/08/Criatividade-Vitrines-Materiais-Alternativos-1-1024x739.jpg) |
à esq. papelão face simples e à dir. jornais com aplicação de adesivos. |
![](http://www.mmdamoda.dominiotemporario.com/wp-content/uploads/2014/08/Criatividade-Vitrines-Materiais-Alternativos-2-1024x768.jpg) |
fundo com aplicação de copos descartáveis e disco verde com talhes descartáveis |
![](http://www.mmdamoda.dominiotemporario.com/wp-content/uploads/2014/08/Criatividade-Vitrines-Materiais-Alternativos-3.jpg) |
plástico bolha num trabalho mais conceitual |
![](http://www.mmdamoda.dominiotemporario.com/wp-content/uploads/2014/08/Criatividade-Vitrines-Materiais-Alternativos-4-1024x741.jpg) |
fundo composto por envelopes |
![](http://www.mmdamoda.dominiotemporario.com/wp-content/uploads/2014/08/Criatividade-Vitrines-Materiais-Alternativos-5-1024x759.jpg) |
cones de fio ornamentam a parede |
![](http://www.mmdamoda.dominiotemporario.com/wp-content/uploads/2014/08/Criatividade-Vitrines-Materiais-Alternativos-6-1024x708.jpg) |
à esq. desenho à mão livre feito com giz de cera e à dir. balões de festa compõe a cenografia |
![](http://www.mmdamoda.dominiotemporario.com/wp-content/uploads/2014/08/Criatividade-Vitrines-Materiais-Alternativos-7-1024x740.jpg) |
simples botões de flores feitos de papel para Chanel |
![](http://www.mmdamoda.dominiotemporario.com/wp-content/uploads/2014/08/Criatividade-Vitrines-Materiais-Alternativos-8.jpg) |
pratos de acrílico criam toda temática |
![](http://www.mmdamoda.dominiotemporario.com/wp-content/uploads/2014/08/Criatividade-Vitrines-Materiais-Alternativos-9-1024x720.jpg) |
à esq. tubos plásticos e à dir. mais cones de fios. |
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