Cinco conceitos fundamentais sobre iluminação no Vitrinismo
Quando pensamos em iluminação para vitrinas sua resolução técnica é um pouco diferente daquela empregada no ponto de venda, isso porque dentro da loja precisamos garantir visibilidade em vários pontos focais e uma luz geral média suficientemente clara, enquanto na vitrina existirá apenas um ponto focal. Outros aspectos, no entanto, permanecem os mesmos, principalmente aqueles…
Compreenda o Zeitgeist e sua aplicação no vitrinismo
Você já teve uma ideia inovadora – ou um insight, como queira – e logo depois percebeu que não estava tão sozinho assim nessa jornada? Pois é, isso é mais comum do que notamos e afeta, principalmente, profissionais do universo criativo, como designers, artistas e vitrinistas. Descartando a possibilidade – real – do plágio ou…
Tendência varejista: o resgate do vitrinismo
Vitrines não são nenhuma novidade no comércio, aliás, servem ao varejo desde o final do Século XIX, quando a indústria conseguiu produzir as primeiras vidraças de grandes proporções, lá pelos idos de 1840. Mas, diferentemente de outros tempos, tornaram-se nas últimas décadas recursos subutilizados, quando não ignorados pelos lojistas. Um importante movimento de resgate e…
Conheça os Estilos Universais aplicados ao store design e ao visual merchandising
A americana Alyce Parsons desenvolveu, ainda na década de 1980, o PASS (Proportion Analysis/Style Selection), sistema que trouxe o conceito de “estilo universal” a partir de estudos do comportamento do consumidor. O termo Estilo Universal descreve a combinação de estilos que melhor refletem a totalidade de um indivíduo: sua identidade, suas atitudes, seus valores, seu…
Visual merchandising para lojas masculinas
Quando falamos em visual merchandising (VM) inevitavelmente as pessoas pensam em “exposição de produtos”. Apesar do VM ser muito mais do que só a exposição (você pode ler sobre o conceito aqui), é compreensível que essa ideia se arraste até hoje, pois, durante décadas, foi a única preocupação do varejista: expor bem para vender mais….
Visual Merchandising a serviço da loja sem gênero: categoria brinquedos
Recente matéria publicada no Portal G1 discute as mudanças que vêm ocorrendo no segmento de brinquedos. Segundo dados dos fabricantes ouvidos pelo G1 na 35ª Feira Internacional de Brinquedos (Abrin), a maior feira de brinquedos da América Latina, o estereótipo ‘menino x menina’ ainda impera, porém, as meninas têm sido mais facilmente atraídas para carrinhos…
Como fazer visual merchandising em lojas colaborativas?
As lojas colaborativas têm crescido no país, sobretudo nas capitais, que geralmente reúnem condições mais favoráveis às experimentações de novos modelos de negócios. Vale destacar também que essas lojas têm uma dinâmica diferente de uma tradicional loja multimarcas: o gestor do espaço não compra as mercadorias para revenda, apenas subloca pequenos ou médios espaços…
Inspire-se na Cor de 2018: o Ultra Violet 18-3838
O Instituto de Cores Pantone (Pantone Color Institute™) realiza pesquisas de tendências mundiais para cores e presta aconselhamento sobre identidade de marcas e desenvolvimento de produtos e, tradicionalmente, anuncia também a cor vedete para o ano que se inicia. Nesse caso, estamos falando da Cor do Ano de 2018, o Ultra Violet (18-3838). Uma cor…
Personal Organizer dá dicas para cuidados com as peças de inverno
Na manhã de hoje, 4 de dezembro, a Loja Benevento promoveu um brunch para convidados VIPs na Maria Antonieta Boulangerie, no bairro Cambuí, em Campinas/SP e o MMdaMODA esteve lá para conferir as dicas da personal organizer, Heloisa Queiroz, sobre cuidados com as peças de inverno nas malas de viagem e em casa. Entre…
Novo Varejo: menos produtos e mais experiência
Visual Merchandising é uma ferramenta empregada na gestão de lojas, mas que transcende a missão comercial. Ajuda nas vendas? Claro que sim, mas seu propósito hoje é muito maior, afinal, uma atmosfera de loja bonita, produtos adequadamente expostos, layout intuitivo e tantas outras ferramentas que podem ser trabalhadas no ponto de venda (PDV) têm, na…
Compartilhe