Cursos internacionais de formação em visual merchandising

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Você já deve ter percebido que não há cursos de formação profissional específica em visual merchandising no Brasil. E está correto, já que a meia dúzia de cursos livres, extensões universitárias e especializações (lato sensu) ofertadas na praça não conferem diplomas, mas apenas certificados.
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O diploma, por ser um documento formal, só pode ser emitido por instituições de ensino com cursos reconhecidos pela autoridade educacional, o Ministério da Educação, habilitando o titular ao exercício de uma profissão. No Brasil, basicamente, certificam-se os cursos técnicos, as graduações, os mestrados e doutorados.
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Portanto, ainda não é possível ter um diploma reconhecido pelo MEC com formação específica em visual merchandising no país, por mais que a profissão seja reconhecida e tenha até números na CBO (Classificação Brasileira de Ocupações): 3751-10 para Vitrinista e 3751-15 para Visual Merchandiser.
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Essa carência na oferta de cursos de formação é reflexo de vários fatores:
  • Um período no qual o varejo de moda, principalmente as grandes cadeias e as marcas de luxo, não estava pulverizado no território nacional, concentrando interesses comerciais na região Sudeste e limitando a esta região a oferta de vagas de emprego; +
  • Por um preconceito no qual as atividades ligadas ao comércio seriam menos nobres e mais pragmáticas, herança direta de uma elite industrial pseudo-erudita;
  • Pela falta de docentes habilitados ao ensino formal na área, como mestres e doutores;
  • E por ser uma ferramenta ainda em descobrimento pelos pequenos e médios varejistas que compõe a maior parte do perfil varejista brasileiro e, até mesmo, para o próprio povo brasileiro que desconhecia a possibilidade de uma carreira em visual merchandising.
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Não ache, no entanto, que a situação no exterior é perfeita! O visual merchandising se consolidou como uma ferramenta realmente necessária ao varejo somente a partir da década de 1980. O acirramento da concorrência e as intensas (e frequentes) alterações no comportamento do consumidor de moda nas últimas décadas alavancaram a profissionalização no varejo e, com isso, impulsionou a academia para oferta de habilitações específicas – mas esse movimento ainda não aconteceu no Brasil.
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Há diversos cursos de formação transdisciplinar lá fora, ou seja, o título não é em visual merchandising, mas você pode ter uma sólida formação na área, assim como são as graduações em fashion marketing ou fashion design. Mas a ideia aqui é compilar cursos ESPECÍFICOS de visual merchandising, já que títulos genéricos também temos por aqui, como os “negócios da moda”, “gestão comercial” e “marketing”.
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Mas, você realmente precisa ter um diploma? Para ascender profissionalmente dentro de uma grande corporação, especialmente as internacionais que operam no país, você será cobrado por uma formação. Pense que seus concorrentes às vagas têm estudado cada vez mais e o mercado, por consequência, pode selecionar pessoas mais bem preparadas.
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Lembre-se também que os diplomas internacionais precisam ser revalidados no Brasil para terem valor aqui (mais informações no site do MEC), mesmo aqueles obtidos no MERCOSUL. Esse processo é demorado, caro e não é garantia de revalidação, já que a instituição de ensino pública brasileira deve ter um curso igual ou similar ao feito no exterior. E, conforme exposto, ainda não temos esses cursos por essas bandas. A revalidação é fundamental para você continuar os estudos de pós-graduação no Brasil, prestar concursos, dar aulas e demais demandas formais que exijam diplomas válidos.
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Cursos Técnicos
Instituição: AkademiaHandel
Local: Alemanha, Dorfen ou München
Curso: Técnico em Administração de Empresas – Visual Merchandising
Duração: 8 meses integral ou 18 meses período parcial
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Local: Portugal, Porto
Curso: Técnico de Vitrinismo
Duração: 3 anos
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Local: Portugal, Guimaraens
Curso: Técnico de Vitrinismo
Duração: 3 anos
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Graduações
Instituição: RMIT University
Local: Austrália, Melbourne
Curso: Diploma de Visual Merchandising
Duração: 18 meses em tempo integral
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Local: Inglaterra, Londres
Curso: Bacharelado em Visual Merchandising de Moda e Branding
Duração: 3 anos / 4 anos (com o ano de colocação na indústria)
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Local: França, Paris (podendo ter aulas em Shanghai e Florença)
Curso: Bacharelado em Visual Merchandising
Duração: 3 anos
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Instituição: High Point University 
Local: EUA, High Point
Curso: Bacharelado em Visual Merchandising
Duração: 4 anos
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Instituição: LIM College
Local: EUA, Nova Iorque
Curso: Bacharel em Administração de Empresas – Visual Merchandising
Duração: 4 anos
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Local: Franças, Parais (com um módulo em Nova Iorque)
Curso: Bacharelado em Imagem & Branding com especializaão em Visual Merchandising
Duração: 3 anos
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Local: EUA, Flórida
Curso: Bacharelado em Ciências do Visual Merchandising
Duração: 4 anos
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Local: Irlanda, Dublin
Curso: Bacharelado em Artes – Habilitação em Visual Merchandising e Display
Duração: 3 anos em tempo integral
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Mestrados
Instituição: Domus Academy
Local: Itália, Milão
Curso: Mestrado em Styling de Moda e Visual Merchandising
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Local: Espanha, Barcelona
Curso: Mestrado em Design de Espaços Comerciais e Merchandising Visual
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Instituição: Universidade do Minho
Local: Guimarães, Portugal
Curso: Mestrado em Design de Comunicação de Moda com especialização em Merchandising de Moda
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