Experiência com a loja é principal influência para as decisões de compra no Brasil

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De acordo com os resultados da edição 2015 do Shopping Monitor Electro, da GfK, os fatores que mais fortemente influenciam as decisões de compras dos consumidores latino-americanos de eletroeletrônicos são as suas experiências anteriores com produtos e marcas, e também com as lojas.
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Mas, no Brasil, a experiência anterior com a loja é o fator mais relevante apontando na pesquisa, o que evidencia o desenvolvimento do mercado nacional frente aos mercados regionais quanto ao uso da atmosfera de loja.
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A GfK realizou cerca de mil entrevistas online com consumidores adultos que recentemente compraram ou planejam comprar eletroeletrônicos em cada um dos mercados considerados os principais da região:  Argentina, Brasil, Chile, Colômbia e Peru.
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De uma lista de 18 fatores de influência, os entrevistados selecionaram as suas experiências prévias  com produtos, marcas e lojas como os fatores que mais influenciam suas decisões de compra, inclusive durante as etapas de busca de informações.  A possibilidade de efetuar o pagamento por meio do telefone celular foi considerado um dos menos importantes em todos os países.
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Os resultados do Shopping Monitor Electro 2015 também mostram que enquanto os argentinos e chilenos pesquisam os websites dos varejistas, os brasileiros costumam buscar informações nos websites que trazem opiniões de outros consumidores.  Os peruanos e colombianos preferem se informar diretamente nas prateleiras.  Embora não apareçam entre os três fatores de maior influência, os websites de comparação de marcas e preços também são considerados relevantes como influenciadores das decisões de compra.
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“A finalidade do Shopper Monitor Electro é revelar aos gestores de marcas e aos varejistas exatamente o que os consumidores de cada país estão comprando e por quê. O estudo traz insights sobre as percepções de marca e as preferências dos compradores em todas as categorias de produtos eletrônicos assinala  a  Diretora da GfK, Gisela Pougy.
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Sobre o estudo
Shopping Monitor Electro 2015 consiste em entrevistas online realizadas em 16 países: Argentina, Austrália, Brasil, Chile, Colômbia, Alemanha, Índia, Indonésia, Itália, Malásia, Peru, Filipinas, Singapura, Tailândia, Ucrânia, Vietnã. Uma média de 1.000 consumidores foram entrevistados em cada país, composto por adultos que recentemente compraram ou planejam comprar, os produtos em questão. O campo foi realizado em Abril e Maio de 2015.
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Fonte: PR Newswire e GfK
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