Lousas promovem saudosismo e reforçam novidades no varejo

Lushlousatinta3
Já faz uns 2 anos que as lousas entraram no varejo. Isso mesmo, lousas! Elas fazem referência a uma antiga prática das feiras livres de exporem seus preços escritos no giz. Como esses produtos alimentícios são muito sazonais, as lousas são uma forma rápida, prática e personalizada para o feirante atualizar os itens que estão à venda naquele dia.
+
As lousas, então, ficaram vinculadas em nosso inconsciente a ideia daquilo que é fresco, novo. E para o varejo de moda têm sido um prato cheio para ilustrar as novidades que chegam a área de vendas. Vide o exemplo da marca de cosméticos Lush, que vende produtos sem embalagem no formato de alimentos, e que se apropriou da ideia de forma ostensiva para reforçar sua imagem de “produtos frescos”.
+
Lush – fresh handmade cosmetics
Lush – fresh handmade cosmetics
+
Essa estética também gera um certo ar saudosista, já que a educação da maioria dos adultos (e ainda em colégios públicos) aconteceu nos quadros de giz. Me lembro de uma professora de matemática (Koren), que apagava o quadro inteirinho – e calmamente – com um pano úmido antes de iniciar sua aula… e, como já discutimos aqui no MMdaMODA, não é novidade que o velho está na moda. As lousas no varejo são mais uma estratégia para explorar a macrotendência vintage.
+
Aliás, segundo o Blog Coral essa é uma das últimas tendências na decoração também para a casa, exatamente por permitir que a criatividade flua em textos ou desenhos, podendo ser apagados e refeitos quando for preciso.
+
COMO FAZER?
Para executar uma lousa dentro da loja é muito simples. Basta duas demãos da tinta Coralit Fosco, disponível nas cores verde escolar ou preto, em qualquer superfície lisa, como MDF, gesso ou metal, ou seja, você pode transformar objetos, paredes, vitrinas e móveis em lousas. Após 20 dias de cura da tinta já é possível riscar com o giz e apagar com um pano úmido. O apagador só pode ser usado após o esmalte estar totalmente polido.Veja alguns exemplos que selecionamos do uso da tinta lousa para você se inspirar.
+

Aqui foram trabalhados adesivos que imitam o risco do giz
Essa vitrina é todo em projeto gráfico a fim de reproduzir-se em quantidade para a rede.
Adesivos com letras modernas.
(Visited 393 times, 1 visits today)
SHARE THIS

RELATED ARTICLES

LEAVE COMMENT

Curso livre a distância

CURSO LIVRE (a distância) EM VISUAL MERCHANDISING DE MODA

O curso online de Visual Merchandising de Moda do MMdaMODA abrange conceitos teóricos e práticas de mercado e está pautado em fotos, vídeos, cases de sucesso e materiais complementares, como artigos e reportagens.

Saiba mais