(Re)pensando as vitrines de calçados e acessórios

vitrine-calcados-bolsas-acessorios-merchandising-5
Muito mais do que no vestuário, os varejistas de calçados e acessórios teimam em acreditar que as vitrines são extensão do estoque. Empilham, apertam, criam arquibancadas e ainda inserem display de fabricantes e elementos decorativos, tudo para conseguir exibir nas “sagradas caixas de vidro” o mix de produtos completo.
 +
Tudo bem que a regra básica de visual merchandising diz que “aquilo que não é visto, não é comprado”, mas existem alguns limites críticos a serem observados, já que o cliente cada vez mais é seletivo e qualitativo, a concorrência aumentou vertiginosamente, a marca e a experiência de compra valem muito mais do que o produto. Logo, cuidado na exposição dos produtos é fundamental para não gerar um sentimento caótico no consumidor.
 +
Como um “vendedor silencioso” as vitrines devem cumprir seu papel de comunicar e valorizar modas, estilos, tendências, marcas… Vitrine não é sinônimo de expositor e sim gôndolas, armários, prateleiras que devem servir a exposição completa do mostruário. Vitrines encantam e seduzem os desejos do consumidor a partir de uma narrativa e, para tanto, é preciso eleger quais produtos têm perfil para serem os protagonistas dessa estória.
 +
O varejista deve ter ferramentas de gestão – além de muita percepção – para entender quais são – ou serão – os produtos mais procurados pelo seu público-alvo num dado período. A partir daí elegem-se marcas, modelos ou estilos de produtos que possam ser destacados e valorizados nas vitrines.
+
Além dessa priorização de produtos, vale lembrar que o consumidor de moda, independente de classe social, não compra apenas o produto, mas um valor intangível, como beleza, status, diferenciação, alegria… esses valores devem estar explicitados nos projetos de vitrinismo, como podemos ver nos exemplos abaixo: produtos-chave em evidência e tematização para aumentar o valor percebido pelo consumidor. É assim que se faz vitrines para calçados, bolsas e acessórios!
+
(Visited 2.210 times, 1 visits today)
SHARE THIS

RELATED ARTICLES

LEAVE COMMENT

Curso livre a distância

CURSO LIVRE (a distância) EM VISUAL MERCHANDISING DE MODA

O curso online de Visual Merchandising de Moda do MMdaMODA abrange conceitos teóricos e práticas de mercado e está pautado em fotos, vídeos, cases de sucesso e materiais complementares, como artigos e reportagens.

Saiba mais