Visual Merchandising e Capitalismo Consciente – qual a relação?

8 de agosto de 2017 . by Eduardo Vilas Bôas

  Muitos fatores, episódios e resultados de pesquisas apontam num mesmo sentido: a sociedade ocidental caminha para um novo modelo capitalista, chamado até agora de Capitalismo Consciente. O termo, aparentemente incoerente, revela uma visão mais ampla da sustentabilidade, já que ultrapassa as questões de responsabilidade social e ecológica. Na medida em que as pessoas exigem…

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5 tendências para o varejo, segundo NRF Retail Big Show 2017

13 de junho de 2017 . by Eduardo Vilas Bôas

Durante o FRV 2017 (Fórum Regional do Varejo), que aconteceu em 16/05/2017 no Expo Dom Pedro, em Campinas/SP, foram apresentados alguns insights em tendências para o varejo a partir do conteúdo da NRF Retail Big Show 2017. Apontamos aqui os 5 principais tópicos. 1. Realidade aumentada de forma utilitária: o aplicativo “Dressing Room” foi lançado…

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6 elementos de design aplicados ao Store Design

6 de abril de 2017 . by Eduardo Vilas Bôas

Podemos compreender design como a arte de coordenar formas, linhas, texturas, luzes, materiais e cores para criar espaços e/ou objetos que satisfaçam à três pontos fundamentais: a função, as necessidades objetivas e subjetivas dos usuários e a utilização coerente e harmônica dos materiais. Um design deverá ser percebido basicamente de duas maneiras, pela percepção visual,…

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SMI 2017 ed. 1 tem novo formato e aponta tendências de consumo para 2018

29 de março de 2017 . by Eduardo Vilas Bôas

Ontem (28/03) aconteceu em São Paulo, no Galpão VB da Associação Cultural Videobrasil, o novo formato do tradicional evento de confirmação de tendências chamado SMI (Senac Moda Informação). Nas suas 48 edições anteriores, a proposta do encontro – que atrai profissionais da cadeia têxtil de todo o país há 24 anos – sempre esteve focada…

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Alerta de VM: cactos

2 de março de 2017 . by Eduardo Vilas Bôas

Diversos fatores contribuem para que os modismos aconteçam no visual merchandising: projetos de marcas vanguardistas, tendências de moda, macrotendências de consumo. Parece que a soma disso tudo despertou a atenção dos VMs e vitrinistas para os cactos! + Alinhados a cor do ano, o Pantone Pistachio Green, os cactos veem em substituição a febre dos…

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4 elementos compositivos que chegaram para ficar no store design

17 de fevereiro de 2017 . by Eduardo Vilas Bôas

A escolha dos elementos compositivos do store design, muitas vezes, fica à cargo do visual merchandiser. Por isso, é importante compreender as diferenças, aplicações e especificidades técnicas dos diversos materiais de acabamento para também interagir com arquitetos e designers de interiores, primando não somente pela questão técnica, mas também favorecendo o projeto de ambientação que…

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Upcycling: sustentabilidade e diferenciação para o visual merchandising

26 de setembro de 2016 . by Eduardo Vilas Bôas

Nunca se falou tanto em upcycling como agora. Mas, afinal, o que é isso? + É um termo em inglês que designa algo bastante comum no Brasil. Lembra daqueles famosos 3Rs? (Reduzir, reutilizar e reciclar). Pois é, upcycling nada mais é do que o R de Reutilizar, ou seja, dar um novo uso para algo…

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Cursos internacionais de formação em visual merchandising

15 de setembro de 2016 . by Eduardo Vilas Bôas

Você já deve ter percebido que não há cursos de formação profissional específica em visual merchandising no Brasil. E está correto, já que a meia dúzia de cursos livres, extensões universitárias e especializações (lato sensu) ofertadas na praça não conferem diplomas, mas apenas certificados. + O diploma, por ser um documento formal, só pode ser emitido por instituições de ensino com cursos reconhecidos pela…

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Técnicas de exposição de produtos para lojas de material de construção

8 de agosto de 2016 . by Eduardo Vilas Bôas

O varejo de materiais de construção demonstra-se bastante consolidado no Brasil, haja vista dados de uma pesquisa realizada pela ANAMACO (Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção), a qual aponta a existência de aproximadamente 133 mil varejistas de materiais de construção no país, dos quais 81% das lojas têm mais de 10 anos de…

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Qual a diferença entre shopper, consumidor, comprador e cliente?

4 de julho de 2016 . by Eduardo Vilas Bôas

São tantos termos que procuram designar os papeis das relações que consumo que, facilmente, ficaríamos confusos. E a lista não para: agora só se fala em shopper no varejo. Mas entenda que essas nomenclaturas não são modismos, na realidade elas refletem uma nova forma de compreender o consumo que, cada vez mais, está complexo. +…

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