Visual merchandising no setor de utilidades domésticas

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Muitas lojas estão integrando serviços e categorias distintas de produtos a fim de entregar soluções completas para os consumidores. Nessa tendência do varejo, lojas de moda têm encontrado o enorme desafio de apresentar produtos do grupo de Utilidade Doméstica (UD).
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O setor de UD deve, então, se organizado por categoria, material, marca e cor. Vejamos algumas orientações importantes.
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ALUMÍNIOS – cada marca (Tramontina, Panex, Nigro, Brinox etc) deve estar em módulos de parede individuais e posicionados lado a lado. Essa é uma categoria com forte referência de marca para o consumidor. Para cada módulo, organizar os alumínios de cima para baixo conforme segue: jogos de panela, panelas avulsas, as baixelas e demais alumínios.
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CERÂMICAS E PORCELANAS – os jogos de jantar devem estar separados das linhas avulsas. Recomenda-se que cada gênero fique em gôndolas diferentes de apresentação. As cerâmicas também devem estar separadas das porcelanas. Essa divisão é importante para o consumidor, pois além de qualidades diferentes, as cerâmicas têm preços mais acessíveis, o que pode comprometer a venda dos porcelanatos.
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VIDROS – para os vidros é mais importante o alinhamento por tipos de produtos do que por marcas. Procure deixar os itens mais caros e elaborados mais próximos a altura dos olhos.
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TALHERES – os talheres avulsos podem ser colocados próximos ao caixa ou próximo das trilhas. Nunca os esconda no final do setor, pois são itens de compra por impulso. Os talheres avulsos devem ser organizados nos expositores ou nos displays por tipo (colheres separadas de facas e garfos) e agrupados por cor.  Os jogos de talhares devem estar em prateleiras, separados por marcas e valores. Não coloque um jogo de R$24,90 ao lado de um jogo de R$299,90. Isso desvaloriza o produto mais caro, já que ambos atendem a mesma necessidade básica.
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BANHEIRO – as linhas de produtos para banheiro (seja de plástico ou inox), devem estar juntas e separadas dos demais produtos de cozinha do setor.  Escolha uma prateleira ou móvel para estes produtos, geralmente no final do setor, e os organize entre plásticos e inox e por sua utilidade/finalidade.
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PREÇOS – os produtos de UD geralmente são muito pequenos e NUNCA DEVEM ser expostos nas caixas do fornecedor (a exceção dos jogos de panela e faqueiros que já têm embalagens desenvolvidas para esse fim), por isso, as etiquetas de preço devem ser pequenas, proporcionais ao produto. Preços acima de R$100 podem ser apresentados ao cliente de forma parcelada.
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Importante, independente do produto, sempre organize por cores, pois cores e formas são os primeiros itens na percepção de uma mensagem, por isso, são a base da comunicação não verbal. Nossa percepção é determinada em 80% pela visão, que é nosso sentido mais desenvolvido e de maior alcance espacial.
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