5 dicas para (re)pensar a iluminação no varejo de moda

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O visual merchandising envolve a gestão do ponto de venda através de técnicas que influenciam a tomada de decisão do shopper em seu processo de compra. Dentre inúmeros fatores à disposição, um dos (quase) imperceptíveis ao indivíduo é a iluminação.
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Ela pode dar grande destaque à produtos como também realizar o efeito contrário desvalorizando-os. É preciso antes de qualquer coisa avaliar o público-alvo e o tipo de mercadoria comercializada para definir-se o melhor estilo de iluminação para loja, agregando uma experiência de compras adequada. Afinal, quanto mais agradável é a loja, mais tempo o shopper permanece nela e, consequentemente, maior será o seu consumo.
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O desafio de um bom projeto luminotécnico para uma loja do segmento de moda está em fazer a iluminação não ser percebida, mas sentida, isto é, ela deve ser minimamente visível aos olhos, mas fundamentalmente funcional e cenográfica.
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Para que possamos inovar e, ainda assim, obter uma boa iluminação, é preciso fazer a diferença entre um ambiente que possui apenas as luzes acesas e outro que acolhe o shopper, para isso veja abaixo 5 dicas focadas em cada parte do seu ponto de venda.
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Vitrines: a vitrine é o primeiro ponto de contato do shopper com a loja, por isso é imprescindível que a composição seja destacada atraindo atenção dos passantes para os produtos expostos e, para isso, é necessário que haja uma iluminação focada nos principais produtos e difusa em todos o espaço, combinando luzes brancas e amarelas.
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Uma das formas de fazer isso é utilizar as famosas lâmpadas de LED. Além de fácil manuseio, têm baixo consumo de energia, não esquentam (danificando as mercadorias) e possuem as duas cores de luz (branca e amarela).
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Há também a possibilidade de utilizar um gerenciamento inteligente, através de controladores de iluminação que automaticamente ligam e desligam conforme a luz do dia varia, além disso, hoje existem sensores de detecção de presença que conseguem regular a quantidade de luz necessária para o ambiente, sendo utilizados para dar destaque a determinadas áreas de vitrines com menor  luxo de passantes.
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Atualmente há no mercado também módulos de LED que proporcionam uma iluminação focada ou em destaque, alguns módulos de LED para aplicações podem ser encontrados nas placas PLX e nos módulos LED BackLED Plus.
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Fachadas: nas fachadas é muito importante a composição da identidade visual da empresa, através do logotipo, por isso há uma grande preocupação em relação a iluminação deste. Algumas das ideias diferenciadas que atraem atenção são os pórticos que permitem a mudança das cores e podem ser retro iluminados com LED.
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Além desse primeiro impacto visual é necessário guiar os clientes para dentro da loja e a iluminação da entrada do estabelecimento pode fazer toda a diferença. Por isso tenha sempre em mente que esse espaço deve ter uma iluminação aconchegante e convidativa. Para isso, novamente, citamos as famosas LED, nesse caso, módulos de LED que permitem a iluminação focada ou linear trazendo flexibilidade para o negócio. Você encontrará no mercado módulos, fitas ou placas PLX.
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Interior de loja: é necessário manter um ambiente agradável no interior da loja, lâmpadas muito quentes deixam o ambiente desconfortável e pobre, o exagero na iluminação pode espantar seu cliente pela dureza que proporciona. Por outro lado, um local sem iluminação é um local morto. Mas como reproduzir cores e destacar produtos sem deixar o ambiente desagradável?
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Equilibre lâmpadas com tonalidades frias e quentes, ou seja, utilize as frias para áreas maiores, já que consomem menos energia e não precisam ser focadas. Já as lâmpadas quentes podem ser utilizadas para destacar produtos específicos através de fachos pontuais. Um exemplo de lâmpadas que podem ser utilizadas são as com temperatura de cor 3000K, com fachos de 8° e 10°.
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Decorativa: itens que merecem destaque, seja por preço, por atributo ou pelo valor agregado da marca, precisam estar em evidência no espaço comercial e sob iluminação adequada. As luzes propriamente ditas podem ser, também, recursos decorativos, além de funcionais. Algumas das opções que oferecem flexibilidade com ar decorativo são as Placas PXL, Módulo 1 PXL e Fita PXL. Outras opções diferenciadas e mais modernas que trazem como extra a coloração são os modelos LUNIS SL Carril, LUNIS SL Suspensa e LUNIS SL Embutida. Essas últimas reproduzem cores e distribuem a luz uniformemente garantindo alta qualidade e desempenho adequado a luz certa ao produto desejado.
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Malha em LED (mesh) aplicada em vitrine
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Iluminação como um todo: a iluminação como um todo deve proporcionar ao ambiente um ar agradável. Ela não deve vir de cima do produto, mas sim de frente, destacando o produto e não iluminando o shopper. Além disso é importante se atentar a iluminação do piso e de pontos focais, que fazem os espaços parecerem maiores, mais dinâmicos e estimulam a circulação do cliente por todo o ponto de venda. Nesse caso podemos citar como opção as luminárias LED que permitem o controle de iluminação dinâmica nas cores branca e RGB.
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Como um todo ela não pode iluminar o chão e nem ser direcionada ao cliente, ela deve realçar e valorizar determinados produtos criando um ambiente confortável para que o consumidor queira ficar mais tempo no estabelecimento e, assim, comprar mais.
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Essas dicas são básicas, mas fundamentais para uma boa operação varejista. Procure um arquiteto especializado em light design e apresente suas necessidades. Uma loja bem iluminada economiza recursos financeiros, valoriza seus produtos, sua marca, e, sobretudo, a experiência do consumidor.
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