O livro “Entre vitrinas | Distribuição e visual merchandising na moda” (Editora Senac) é um dos títulos mais importantes sobre o assunto na França. Lançado em 2008, e publicado no Brasil em 2009, foi escrito pelas professoras e profissionais de mercado Dominique Hervé, Françoise Sackrider e Gwenola Guidé.
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O livro não é um manual e, mesmo assim, não é tão teórico que não possa ser útil aos profissionais de mercado. Na realidade, a experiência profissional das autoras contamina suas narrativas, tornando o livro imensamente atrativo e proveitoso. Parte dessa estratégia está na exemplificação, todos os conceitos são ilustrados por cases de sucesso e fracassos, ajudando na absorção do conteúdo.
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Dividido em três partes, a primeira aborda “A evolução da distribuição” e a consequência direta no varejo e nas práticas de visual merchandising, por exemplo, quais são as práticas de VM adequadas para um hipermercado, uma loja popular e uma loja multimarca? A segunda parte, “As práticas do merchandising”, discute como deve-se escolher uma política de visual merchandising adequada a uma marca e como executá-la. A terceira parte, bem curtinha, apresenta a organização do departamento de VM e a função de cada cargo.
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Particularmente o que me atrai no livro é a transversalidade com a qual conceituam visual merchandising (VM), isto é, uma ferramenta de marketing que extrapola a exposição de produtos, sendo responsável – ou corresponsável – pelo design global das lojas. E, a partir dessa ideia-central, discorrem todas as atividades que estão sob o escopo de VM, como iluminação, comunicação visual, design de interiores etc.
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A única crítica fica quanto a abordagem histórica, como recorte optaram em analisar a evolução do varejo apenas na França, que tem uma história de visual merchandising relativamente recente – apenas a partir da década de 1970 – e, portanto, não discutem os primórdios e a origem do VM, como as Exposições Universais e as lojas de departamento.
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O MMdaMODA indica o livro. Vale o seu investimento!
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Serviço
Entre vitrinas | Distribuição e visual merchandising na moda
Dominique Hervé; Françoise Sackrider; Gwenola Guidé
Editora Senac São Paulo
Número de páginas: 280
Formato: 16 X 23 cm.
ISBN: 9788573598902