12º Backstage do Varejo: iluminação e store design

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O MMdaMODA esteve terça-feira, 30, conferindo tudo que aconteceu no 12° Backstage do Varejo, no Hotel Renaissance, em São Paulo. Promovido pela ABIESV (Associação Brasileira da Industria de Equipamentos e Serviços para o Varejo), traz em cada edição temas pertinentes aos lojistas e grandes nomes do varejo para debater os assuntos.
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O evento iniciou com o debate “Panorama” sobre as escolhas de iluminação e contou com Rogério Torres, Coordenador de Desenvolvimento de Produtos Led da Lumini Iluminação, que fez uma introdução ao led. Em seguida Fernando Akira Nagata, Diretor Comercial da Omega Light, contou um pouco sobre a iluminação no ponto de venda. Finalizando esse bloco Hugo Hanashiro, Gerente de Marketing e Comércio Exterior da Itaim Iluminação, desenvolver a questão: Led. Oportunidade ou ameaça? Quem mediou este debate foi Erlei Gobi, Editor da revista Lume Arquitetura.
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No segundo círculo de debates o tema foi Store Design – O que pensam os líderes do varejo de moda e quais são as estratégias do varejo? Participaram Eduardo Trajano, Gerente de Engenharia e Arquitetura da Riachuelo e Elio França, Diretor de Operações da C&A Modas, como mediador Alberto Serrentino, Diretor da Varese Retail Strategy.
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Neste debate Eduardo Trajano falou um pouco sobre as tendências do Store Design, tecnologia e interatividade no ponto de venda, apresentou cases de sucesso como Nike, Selfriedges, Philips, Esteé Lauder; Macy’s e da própria Riachuelo. Na tendência do design verde o case foi sobre a Natura.
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Elio França mostrou a evolução da C&A no ponto de venda, as mudanças na forma de expor os produtos, as diferenças de materiais de comunicação de uma loja para a outra, o conceito de loja dentro de loja e também falou sobre sua viagem internacional de pesquisa para trazer novos conceitos.
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As colunistas colaborativas do MMdaMODA (Surya Guimaraens, Lilian Monteiro e Cristiane Mendes) acompanharam o evento e logo trazem todas as novidades.

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No último bloco cases foram apresentados por: Iara Biscegli Jatene, Diretora da A6 Arquitetura + Design – Preçolândia – Um reposicionamento de sucesso, que conta como foi o desenvolvimento do projeto desde as ideias até a aplicação no ponto de venda.

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Marcos Marrone mostrou o trabalho que desenvolveu na Ceconsuld America Latina uma grande varejista que atua nos mercados da Argentina, Brasil, Chile, Colômbia e Peru.
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Leonardo Koboldt de Araújo, Diretor da Gad, empresa de consultoria de marcas, apresentou um pouco do seu trabalho e citou o case da CPFL em que o projeto trabalhou o conceito de parque corporativo com nova fachada, rampas de acessibilidade e valorização da história da empresa, proporcionando um ambiente mais lúdico.
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* Surya Guimaraens. Colunista colaborativa do MMdaMODA, é formada em Relações Públicas, cursou Visual Merchandising e Produção de Moda no Senac. Hoje atua no varejo de moda, responsável pela aplicação das técnicas de VM em uma loja de departamentos e trabalha como designer de bijuterias para marca que leva seu nome (surya@suryaguimaraens.com.br).
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