Cobogós e muxarabis compõe o store design
Cobogós são blocos vazados utilizados na arquitetura residencial, comercial e até industrial com a finalidade de permitir a entrada de luz solar e ventilação natural nas construções, logo, melhorando o conforto térmico dos ambientes.
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A origem da palavra COBOGÓ vem das iniciais de seus criadores: Amadeu Coimbra, Ernest Boeckmann e Antônio de Góes. Criados na década de 1920, esses elementos modulares e simétricos popularizam-se no nordeste brasileiro da década de 1950 (mas foram inspirados nos muxarabis árabes).
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Hoje os cobogós podem ser encontrados em argila, vidro, cerâmica e, por isso, em diversas cores. Ganharam maior destaque em projetos de arquitetura e store design que vão muito além de dividir ambientes e servem, inclusive, para uso em fachadas, já que são resistentes.
Hoje os cobogós podem ser encontrados em argila, vidro, cerâmica e, por isso, em diversas cores. Ganharam maior destaque em projetos de arquitetura e store design que vão muito além de dividir ambientes e servem, inclusive, para uso em fachadas, já que são resistentes.
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Já o muxarabi não é usado como alvenaria, trata-se de uma treliça, geralmente de madeira, muito utilizada para fechar parcialmente e dividir os ambientes internos. Logo, ao contrário dos cobogós que são assentados e fixos na construção, os muxarabis podem ser adicionados ou retirados facilmente dos locais.
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Os muxarabis são herança árabe e vieram para o Brasil através dos Portugueses. Na origem permitia o conforto térmico das residências, mas garantia também que as mulheres árabes pudessem olhar a rua sem serem vistas. Esse efeito ainda é desejado nas construções ocidentais: ver e não ser visto.
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Mas o que isso tem a ver com visual merchandising?
Tudo, uma vez que os conceitos de design estão cada vez mais inseridos nos projetos de espaços comerciais e esses elementos trazem textura, movimento e ritmo aos ambientes.
Tudo, uma vez que os conceitos de design estão cada vez mais inseridos nos projetos de espaços comerciais e esses elementos trazem textura, movimento e ritmo aos ambientes.
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A marca carioca Farm utiliza muito bem o recurso do muxarabi no Brasil, levando os elementos geométricos vazados desde a fachada até o ambiente interno de suas lojas, incrementando feminilidade aos espaços (o muxarabi tem um aspecto rendado) e reforçando a temática do hand made (feito à mão).
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Outra marca que comumente emprega os muxarabis em sua ambientação é a Villa Moda. Conhecida como a marca mais luxuosa do mundo, tem origem árabe e revende as principais marcas de moda da atualidade. A imagem abaixo ilustra um dos projetos assinados pelo designer de interiores Marcel Wanders.
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A famosinha Hi-lo, marca de Belo Horizonte/MG que comercializa marcas famosas com produtos próprios, utilizou cobogós na fachada e no seu interior. O resultado proporciona um alto impacto visual com a delicadeza necessária.
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Outra empresa a utilizar os cobogós foi a loja conceito da Valisere, em São Paulo. As peças foram feitas com o logo da marca e, quando o sol incidi diretamente, a sombra projetada no interior da loja reflete o logo da marca no chão.
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Mas não pense que é preciso grandes investimentos em estruturas e projetos arquitetônicos para ter esse efeito em sua loja, se a sua intenção é dar um toque de charme para sua vitrine ou algum canto da PDV, isso pode ser resolvido facilmente através dos adesivos.
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Basta escolher o desenho, a cor que combine com o espaço onde será aplicado e o tamanho de cada bloco e mandar produzir a sequencia em adesivo, que além de ser uma solução econômica é de
fácil manutenção.
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fácil manutenção.
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