Front light ou Back light? Sua fachada mais atrativa

frontlightbacklightfachadalojamoda2-1
A fachada compõe uma parte fundamental da identidade visual da marca. Na rua ou nos corredores dos shoppings ela precisa ter destaque para atrair os olhares do shoppers, instigar a curiosidade e permitir que a loja seja identificada de imediato, mesmo no meio de outras tantas concorrentes.
 +
Por isso, a primeira impressão que o cliente vai ter de sua loja será logo na entrada, começando pela fachada. Assim, deve ser planejada com o mesmo cuidado que se tem com todo o interior da loja e os produtos que nela são vendidos.
 +
Ao planejar a fachada nos deparamos com as opções de letreiros luminosos, sendo os mais comuns o Front Light e Back Light.
 +
No Front Light a iluminação é externa, ou seja, uma estrutura geralmente metálica forma uma moldura para receber uma lona, papel ou chapa de metal com informações visuais sobre a marca, a qual é iluminada por meio de refletores frontais. A ideia do Front Light é de permitir que a fachada tenha as mesmas características de dia ou de noite. O custo desse sistema é bem menor para aquisição e manutenção do que o Back Light, mas sua imagem final não é tão definida.
 +

+
No Back Light a iluminação é interna ao letreiro. Nesse caso, uma estrutura em lona, acrílico ou qualquer outro material translucido é utilizado com um sistema de iluminação interno, que através de um difusor, ilumina de forma uniforme toda a tela. Em alguns casos são utilizados materiais foscos na frente das luzes, para dar efeito de sombra ou borda iluminada. Apesar de um custo maior para aquisição e manutenção, esse sistema resulta numa imagem muito mais interessante e chamativa.
 +

+
Além desses modelos, existem outros como a fachada com letreiro luminoso, no qual a luz está dentro das letras tipo caixa, e os letreiros de neon, nos quais as próprias letras são as lâmpadas.
+

Letreio luminoso
Letreio em neon
+

Todos esses sistemas de iluminação também podem ser empregados para comunicação visual dentro do ponto de venda, seja para grandes painéis ou pequenos detalhes decorativos.

 +

 

+
Qual é a melhor opção? O Front Light permite que você troque as informações expostas de forma muito simples e frequente. Os outros modelos citados são mais fixos. Então sua escolha vai depender qual se enquadra com a identidade da marca, com o projeto de loja, com o tamanho do espaço a ser ocupado e com seu orçamento disponível. O importante é dar o devido destaque visual a sua marca, seja de noite ou de dia.
(Visited 1.775 times, 1 visits today)
SHARE THIS

RELATED ARTICLES

LEAVE COMMENT

Curso livre a distância

CURSO LIVRE (a distância) EM VISUAL MERCHANDISING DE MODA

O curso online de Visual Merchandising de Moda do MMdaMODA abrange conceitos teóricos e práticas de mercado e está pautado em fotos, vídeos, cases de sucesso e materiais complementares, como artigos e reportagens.

Saiba mais