Cross Merchandising: três aplicações no varejo de moda
Cross Merchandising (no autosserviço) ou Cross Selling (na venda assistida) são técnicas de apresentação de produtos aplicadas pelo visual merchandising que têm por finalidade cruzar (cross) produtos no ponto de venda (PDV) que tenham entre si relação direta de consumo para destacá-los entre os demais (merchandising). + Essas técnicas além de gerar resultados de venda,…
Espelhos decorativos, funcionais e ainda refletem a imagem da marca
Espelhos são objetos decorativos (e funcionais) que fazem toda a diferença em um ambiente, seja residencial ou comercial. + Inspirados pelos reflexos das águas, os espelhos podem ter sido criação dos antigos egípcios, já que as peças mais antigas foram descobertas próximos ao Rio Nilo. Vale dizer que no início eram fabricados com cobre, mas…
Criando um layout intuitivo de loja para favorecer o consumo
O layout de uma loja pode contribuir positivamente (ou negativamente) para o sucesso de uma loja, haja vista que os consumidores estão cada vez mais apressados e sua atenção seletiva detecta poucos produtos no ponto de venda – e muitas vezes não detecta o que eles estão procurando. + Assim, é preciso otimizar o layout…
Tag de roupa – seu vendedor silencioso
Você já notou que praticamente todos as roupas trazem junto da etiqueta de preço uma outra etiqueta promocional? Pois é, essas são as tags e não estão ali à toa. + Essas etiquetas são materiais promocionais essenciais para agregar valor a um produto, principalmente no caso de peças diferenciadas cujas informações complementares ajudam o…
Planograma: ferramenta para otimização do PDV
O conceito de planograma pode ser definido como um mapa esquemático que mostra exatamente onde as mercadorias devem ser colocadas nos móveis e equipamentos de uma loja e sua correlação. Faz parte da ferramenta Exibitécnica e pode ser usado para qualquer uma das técnicas escolhidas para exposição dos produtos. + O aumento do número de…
Ciclo de Vida determina a exposição no ponto de venda
O Ciclo de Vida do Produto (CVP) é um conceito utilizado pelos departamentos de Estilo/Criação, Compras e Visual Merchandising, que divide a longevidade dos produtos em quatro fases, cada uma com características específicas e orientações estratégicas diferentes para posicioná-los ao consumidor. + Entendendo que para cada fase do CVP há uma expectativa diferente do consumidor…
Lousas promovem saudosismo e reforçam novidades no varejo
Já faz uns 2 anos que as lousas entraram no varejo. Isso mesmo, lousas! Elas fazem referência a uma antiga prática das feiras livres de exporem seus preços escritos no giz. Como esses produtos alimentícios são muito sazonais, as lousas são uma forma rápida, prática e personalizada para o feirante atualizar os itens que estão…
Consumidor é guiado inconscientemente pela loja
Sabe aquela sensação de sermos conduzidos quando entramos numa loja?! Pois é, isso é uma das estratégias de visual merchandising para estimular a circulação do cliente por todo o ponto de venda (PDV). + Para isso o varejo pode optar pelo uso das trilhas. Nada mais do que corredores virtuais, demarcados ou não no piso,…
Dobras de produtos para exposição
A forma como são dobradas as roupas dentro do ponto de venda faz parte do conjunto de técnicas chamada exibitécnica. + As peças de vestuário dobradas em prateleiras e mesas de valorização compõe o visual da loja e são estrategicamente colocadas desta forma para chamar atenção, convidar o shopper a tocar no produto e desdobrá-las…
Artigo científico sobre visual merchandising
O tema do visual merchandising tem sido objeto cada vez mais frequente de estudos acadêmicos, porém ainda longe do volume ideal. Por isso, gostaria de compartilhar com vocês um artigo assinado por Eduardo Vilas Bôas (aqui do MMdaMODA) e por Eduarda Escila Ferreira Lopes, professora da UNIARA, recém publicado pela Revista IARA – Moda, Cultura e…
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