INDICAÇÃO: Varejo de Moda – da gestão ao merchandising

livrovarejodemodamerchandisingeditoraGG5
Editora GG Brasil não para de trazer para o Brasil títulos importantes da literatura de negócios da moda. Dessa vez o lançamento é o livro “Varejo de moda – da gestão ao merchandising”, de Dimitri Koumbis (2015).
 +
Koumbis trabalhou por quinze anos como visual merchandiser e designer store para diversas marcas, como Gap e Urban Outfitters. Atualmente é diretor criativo da Situ Retail Environments, uma empresa de design que se concentra na pesquisa do consumidor, estudos demográficos e da área comercial, branding, design da loja e visual merchandising. É professor adjunto Art Institute, onde leciona matérias sobre Ambiente de Varejo Contemporâneo, Store Design, Visual Merchandising, Branding, Tendências/Forecasting, Têxteis, Portfolio e Gestão do Vestuário. Leciona ainda LIM College e na Kent State University, todos em Nova York.
 +
Organizado em 6 capítulos, o livro inicia com um panorama geral do varejo, sua história, classificação dos tipos de varejo, relação entre varejo físico e online e finaliza com uma entrevista e um estudo de caso da Harvey Nichols. O segundo capítulo explora o comportamento do consumidor e a implicação prática da teoria, que vai determinar, por exemplo, a escolha da localização de lojas. O estudo de caso fica a cargo da rede de moda Target.
 +
O terceiro e quarto capítulos são focados na gestão de lojas. Para pretendentes a empresários e futuros gerentes de lojas é fundamental no entendimento da dinâmica e das regras operacionais, como formação de equipe, logística e controle de mercadorias. Destaco ainda o estudo de caso da rede American Apparel.
 +
O quinto capítulo é meu preferido – e não poderia ser diferente – afinal, Koumbis explora o visual merchandising no varejo de moda. Sua contribuição é significativa principalmente quando define a diferença entre o merchandising e o visual merchandising, e discute as ações de merchandising no ambiente de loja, tais como equipamentos, decoração, rotina, circulação, layout e acessibilidade. O capítulo ainda conta com o rico estudo de caso da marca Gap.
 +
E, fechando o livro, o sexto capítulo apresenta e discute as principais tendências para o varejo – um ponto de partida para reflexões e inspiração. Sinceramente? Esse é mais um super livro que você deve ter na sua biblioteca particular. O MMdaMODA indica!
 +
+
Serviço
Varejo de moda – da gestão ao merchandising
Autor – Dimitri Koumbis
Coleção GGmoda | 16 x 23 cm | 190 páginas
Você pode comprar o livro aqui
(Visited 510 times, 1 visits today)
SHARE THIS

RELATED ARTICLES

LEAVE COMMENT

Curso livre a distância

CURSO LIVRE (a distância) EM VISUAL MERCHANDISING DE MODA

O curso online de Visual Merchandising de Moda do MMdaMODA abrange conceitos teóricos e práticas de mercado e está pautado em fotos, vídeos, cases de sucesso e materiais complementares, como artigos e reportagens.

Saiba mais